Portal Caparaó - Total e empresários vão discutir linha aérea em Santo Amaro
Economia

Total e empresários vão discutir linha aérea em Santo Amaro

25/11/2007 - Atualizado em 27/11/2007 18h05

Depois que a OceanAir passou a comandar os vôos da BRA em todo o Brasil, uma notícia semelhante dentro do setor de aviação vai influenciar diretamente Manhuaçu. A Total Linhas Aéreas pretende se fundir à Trip Linhas Aéreas, que tem sede em Campinas (SP). As duas empresas já fizeram o pedido formal à Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac) para dar prosseguimento à operação. Nesse intervalo de mudanças, a Total também decidiu buscar os primeiros contatos com o segmento empresarial de Manhuaçu e região para o estabelecimento de linhas a partir do Aeroporto de Santo Amaro de Minas.

A união das duas empresas tem como intenção abocanhar um dos grandes filões do mercado atual: a aviação regional, aquela que atende apenas cidades do interior, ligando-as às metrópoles. Prova disso é que o foco de negócios da nova empresa é a penetração em mercados de média e baixa densidade, adequados para operações de aviões pequenos (abaixo de 90 assentos).

A partir de conversas com o Deputado Federal Paulo Abi-Ackel e a diretoria da Aciam, o Presidente André Farrath confirmou para o dia 8 de dezembro, 15 horas, uma reunião entre membros da Associação e da companhia aérea Total.

Farrath destaca que esses passos são fundamentais para consolidar o aeroporto de Santo Amaro. Ele rebateu as críticas de alguns pessimistas de plantão e lembrou que Manhuaçu já foi rota e contava com linhas regulares. "É preciso resgatar o verdadeiro conceito de aviação regional no Brasil, ligando o maior número de cidades possível e conectando-as aos grandes centros. Hoje a aviação regional responde por apenas 2%, enquanto em países como os EUA ou na Europa o percentual chega a 20%. Além do mais, se voltarmos pouco tempo em nossa história, verificaremos que o Brasil já teve 350 municípios servidos por serviços aéreos, e hoje não passamos de 150", disse.

INTERESSE

Farrath considera Manhuaçu uma cidade estratégica nesse novo cenário que se configura na aviação brasileira e arrisca: “É possível ter vôos em determinados dias da semana de Manhuaçu para Belo Horizonte e até para o Espírito Santo”.

Além de atender a mais cidades, a fusão das empresas deve promover uma melhoria das aeronaves. Já existem pedidos de 22 novos aviões, além dos 17 que integram atualmente a frota das companhias (dez da Trip e sete da Total). Nos próximos três anos, a operação conjunta deverá totalizar 39 aeronaves, e a incorporação criará a maior empresa regional da América do Sul.

Apesar das melhorias, as mudanças ainda não influenciarão no ponto que mais interessa ao consumidor: o bolso. Mais aeronaves e uma companhia maior não vão, pelo menos por enquanto, significar tarifas mais baratas. Só para relembrar: o vôo de Valadares até Belo Horizonte pela Total, que dura apenas 45 minutos, custa R$ 213.

A expectativa é de que até 1º de janeiro a transação esteja completada

Carlos Henrique Cruz - 25/11/07 - 10:45 - portalcaparao@gmail.com

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