Portal Caparaó - Bombeiros alertam para acidentes com motocicletas
Segurança

Bombeiros alertam para acidentes com motocicletas

25/11/2007 - Atualizado em 27/11/2007 18h04

O 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Manhuaçu já foi chamado para atender quase 50 acidentes com motocicletas na cidade e região. O número é um alerta e representa os casos socorridos entre 11 de junho e 17 de novembro deste ano. O caso mais grave teve uma morte no local. Nas outras 48 ocorrências, 55 pessoas foram socorridas com vida até o pronto atendimento.

Fatos que vão de violência física a incêndio; captura de animais perigosos a acidentes de trânsito; convulsões, derrames, e desmaios a deslizamentos de terra e inundação. Essas são algumas das ocorrências da rotina do Corpo de Bombeiros em Manhuaçu. Contudo, o subtenente Siqueira explica que os acidentes de trânsito lideram os números de atendimento da corporação. "A maioria dos acidentes envolvendo motocicletas", afirma.

Em muitos casos, são motociclistas inabilitados ou mesmo em atitudes que demonstram imprudência ou imperícia na pilotagem. “O piloto de motocicleta passa por uma bateria de exames antes de obter a CNH, mas só a carteira não adianta. É preciso cuidados e maior atenção. O motociclista está muito vulnerável, já que a proteção dele é menor num caso de acidente”, afirma.

SOCORRO

Subtenente Siqueira explica que é preciso promover mais campanhas de conscientização sobre os riscos que os motociclistas enfrentam e alerta-los. Ao mesmo tempo, ele orienta as pessoas sobre como agir em caso de acidente: “Não toquem na vítima. Liguem para o 193 e chamem os Bombeiros. A maior parte das pessoas quer ajudar, mas ao fazer isso sem a técnica pode é complicar o quadro do acidentado”.

Carlos Henrique Cruz - 25/11/07 - 11:03 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.