Portal Caparaó - Baixada: Comerciantes e moradores se unem em associação
Geral

Baixada: Comerciantes e moradores se unem em associação

27/11/2007 - Atualizado em 30/11/2007 00h02

Revitalizar e animar a região da Baixada envolvendo os mais diversos segmentos de negócios do bairro, moradores, a iniciativa privada e o poder público municipal. Com esses propósitos nasceu a Associação de Comerciantes e Moradores do Baixada (Ascomb), fundada há cerca de 90 dias. A iniciativa é resultado da vontade de pessoas em melhorar a aparência e aumentar a auto-estima de um dos bairros mais tradicionais e economicamente importantes da cidade.

 A exploração do potencial econômico, cultural e até turístico do Baixada passa por um processo de revitalização da comunidade e a criação de novas atrações para o público de Manhuaçu. O primeiro resultado vem ao encontro da maior reclamação do comércio. “O pessoal no Baixada se sentia meio esquecido. A prefeitura já atendeu ao nosso primeiro pedido que é estender a decoração de Natal até a região da rodoviária”, afirma o primeiro presidente da entidade e comerciante na avenida Salime Nacif, Renato César Von Randow.

O encontro com o prefeito Sérgio Breder foi um passo importante para a entidade, criada há cerca de 60 dias. Eles mostraram que o bairro precisa de investimentos estruturais para resgatar seu vigor econômico: “Apresentamos o nosso pleito de que a iluminação da Avenida Salime Nacif seja substituída. É uma rua escura e isso prejudica as lojas e afeta a segurança dos moradores”. O prefeito assumiu o compromisso de modificar o trecho até o final do primeiro semestre de 2008.

NOVO FÔLEGO

Com edificações históricas e sede do berço cultural de Manhuaçu, o bairro começa com novo fôlego para a nova fase de conquistas. A finalidade é fomentar a logística, trabalhar pelo desenvolvimento econômico, financeiro e social do comércio, assim como atuar com os moradores em prol da segurança, cultura, lazer e esporte.

“Com atrações para todas as faixas etárias, eventos comuns aos segmentos comerciais, estratégia promocional dirigida e parcerias com diversificados nichos de mercado, teremos condições de promover ações em datas promocionais, integrando eventos culturais, liquidações, mudanças imobiliárias, paisagísticas, ações de responsabilidade social e o aperfeiçoamento de gestão e melhoria de qualidade do atendimento em lojas”, explica Renato, ao falar do audacioso projeto da entidade.

Além do presidente, já foram empossados Secretario: Wagner Orlandi dos Santos; Tesoureiro Fabrício Rodrigues Coelho; Assistência Social: Marciano Pereira da Costa; Relações Publicas:  Jose Célio Klen e Presidente de Honra: Eduardo Dias Morais.

SEGURANÇA PÚBLICA

Se por um lado há pontos positivos, o trecho do bairro Baixada também é lembrado em toda a cidade pela alta concentração de problemas no entorno da rodoviária e que acaba se estendendo pela comunidade.

O Capitão Wanderson Santiago ouviu as reclamações e pedidos dos moradores e comerciantes para melhorar a segurança com mais policiais nas ruas e ações durante a noite.

Ele garantiu o apoio da Polícia Militar à causa da associação nas questões de segurança: "A união da comunidade certamente irá minimizar o grave problema de violência na porta de entrada de nossa querida Manhuaçu", avaliou.

Carlos Henrique Cruz - 27/11/07 - 17:48 - portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.