Portal Caparaó - Dia V 2007: Um show de solidariedade em Manhuaçu
Geral

Dia V 2007: Um show de solidariedade em Manhuaçu

03/12/2007 - Atualizado em 05/12/2007 15h23

Muda-se o palco, mas a vontade de ajudar permanece a mesma. Neste quinto ano, cinco comunidades receberam as ações de pessoas, muitas delas anônimas, mas que se empenharam ajudar ao próximo. As atividades foram concentradas no bairro Engenho da Serra, na Escola Estadual João Xavier da Costa, mas os outros lugares em que o dia já foi comemorado também promoveram programações.

Houve diversas atividades e ações sociais para o bem estar, lazer e conscientização da população. Na área da saúde, serviço de orientações sobre a prevenção a doenças, brincadeiras, saúde bucal, inclusão digital e até a construção de um aquecedor solar com materiais recicláveis. Exposição de materiais artesanais, pintura, artes em geral, música, jogos esportivos, corte de cabelo, plantão jurídico com orientações, apresentações de entidades, emissão de documentos e vários outros serviços.

VEJA AS FOTOS 

Segundo a coordenadora do Dia V 2007, Carmem Brum, este dia é importante porque leva ações gratuitas para pessoas da comunidade, promovendo a responsabilidade social das instituições e incentivando as iniciativas individuais em favor do próximo. “A comunidade tem acesso a serviços de saúde e cidadania perto de casa, além da conscientização feita pelas entidades em vários campos”, disse.

CINCO ANOS

A primeira edição em Manhuaçu foi no centro da cidade. Em seguida, o grupo foi ao bairro Petrina e no Matinha. No ano passado, o alvo foi o Santa Luzia. Por onde passou, o sentimento do voluntariado fixou raízes e agora, todas as comunidades tiveram ações. “O foco principal foi o bairro Engenho da Serra, porque é a primeira vez, mas os grupos trabalharam no Matinha, no Centro, no Santa Luzia e no Petrina”, conta Carmem Brum.

A diretora da Escola João Xavier, Vanda Lúcia Carneiro, aprovou a iniciativa. “Foi um domingo nota dez. Voluntários, comunidade, estudantes, enfim, todos os atores desse dia feliz estão de parabéns. Eles fizeram a diferença para a nossa escola e para o bairro”, elogiou.

MUDAR O MUNDO

As ações do Dia do Voluntariado são norteadas pela Declaração do Milênio elaborada pela ONU, que elegeu oito maneiras de mudar o mundo. O compromisso envolve 191 países do mundo, entre eles o Brasil.

A meta é tentar acabar com problemas que são comuns as nações envolvidas até 2015. As prioridades visam combater a fome, a miséria, as doenças, a degradação do meio ambiente, a desigualdade social e a violência.   Carlos Henrique Cruz - 03/12/07 - 16:12 - portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.