Portal Caparaó - Semana dedicada ao servidor da Polícia Civil
Segurança

Semana dedicada ao servidor da Polícia Civil

11/06/2008 - Atualizado em 13/06/2008 08h09

 

Cerca de cem policiais civis de toda a área da 3ª Delegacia Regional participaram do projeto “Valorização do servidor e família”. A iniciativa, idealizada em parceria pelo Departamento de Recursos Humanos da Polícia Civil e a Regional de Manhuaçu, tem por objetivo, através de dinâmicas e suporte psicológico, servir de apoio aos servidores para redução do estresse do serviço e melhorar as relações interpessoais.

As atividades começaram na terça-feira com o atendimento psicológico individual. As psicólogas ficaram responsáveis por escutar e orientar os interessados. Esse atendimento seguiu até a sexta-feira, funcionando pela manhã e pela tarde.

Magareth Couto Lisboa, membro da diretoria de Recursos Humanos da Polícia Civil, coordenou os trabalhos em Manhuaçu. Margareth, junto com as psicólogas, presidiram as dinâmicas que aconteceram posteriormente. Os participantes foram divididos em duas turmas,, com atividades em dois turnos, para não prejudicar os trabalhos policiais. As dinâmicas visaram motivar o auto-conhecimento, trabalho em equipe, reconhecimento do papel do indivíduo na sociedade, liderança e valorização da família. “Nós membros da Polícia Civil prestamos um serviço que, na maioria das vezes lida com estresse, com risco de vida. Quando tomamos atitudes para valorizar o servidor, queremos melhorar o ambiente de trabalho em que ele está inserido e dar apoio para que o humano, que presta serviço para a sociedade, tenha qualidade de vida”, afirma Margareth.

RESULTADO

Para os participantes, iniciativas como essa elevam a auto-estima do policial e os resultados dos trabalhos são repassados aos cidadãos. “O projeto superou nossas expectativas. As dinâmicas fazem com que conheçam melhor os colegas de trabalho, melhorando assim o ambiente da delegacia”, afirma Margareth.

VEJA AS FOTOS 

O Delegado Regional Dr. Lourival Silva Pereira parabenizou a equipe da Diretoria de Recursos Humanos e gostou do empenho dos policiais e funcionários das unidades da área de jurisdição de Manhuaçu. “Havia dois anos que tentava trazer esse curso para a nossa Regional. A espera valeu a pena. O resultado compensou. Nossos policiais saem daqui mais preparados emocionalmente para lidar com situações de risco e para conduzir o atendimento ao cidadão”, avaliou.

Ele diz que a auto-estima precisa ser trabalhada sempre. “É uma atividade muito estressante do ponto de vista profissional, mas também é complicada do ponto de vista familiar e no convívio social. Muitas vezes, não têm oportunidade de falar o que estão sentindo e isso atrapalha até no relacionamento humano”, destacou.

APOIO

Margareth Couto ainda elogiou o apoio do Delegado Regional, já que o treinamento só é levado para as unidades que fazem a solicitação. “A minha avaliação é muito positiva. Todos os participantes estiveram muito envolvidos e foi um curso extremamente produtivo”, garantiu lembrando que a carreira de policial é a segunda mais estressante do mundo. Apesar das dificuldades e a cobrança por resultados, ela destacou que o mais importante foi notar o comprometimento dos policiais: “O principal motivo para o trabalho é o sentimento de dever cumprido e não a questão salarial”.

A equipe tem como membros Margareth Couto, Áurea Márcia Rezende, Wagner Vidal, Aluisio Heleno da Silva e Maria Aparecida Oliveira Nascimento. O curso foi realizado nas dependências da Faculdade de Ciências Gerenciais (Facig).

Carlos Henrique Cruz - 11/06/08 - 07:44 - contato@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.