Portal Caparaó - Piloto de parapente morre durante vôo
Segurança

Piloto de parapente morre durante vôo

16/06/2008 - Atualizado em 18/06/2008 10h58

Jefferson Gonçalves Azevedo, 39 anos, morreu durante um acidente de vôo quando seu parapente sofreu uma pane no 6º Campeonato de Vôo Livre de Raul Soares.

Segundo o registro da Polícia Militar, por volta de 15:30 de ontem, Jefferson participava do campeonato e, durante o processo de vôo, o parapente se fechou. Ele caiu de uma altura de cerca de 200 metros.

Jefferson era instrutor de vôo livre e tinha mais de doze anos de experiência. Ele chegou a ser socorrido e transportado pela ambulância da Prefeitura Municipal de Raul Soares para o Hospital São Sebastião.

Segundo Robson Santana da Silva, um dos organizadores do evento, Jefferson, decolou por volta das 14h e, no meio do trajeto, o equipamento sofreu uma pane. A parte da frente do parapente embolou e o piloto não conseguiu corrigir o problema. Sem tempo de abrir o reserva, ele caiu em queda livre e morreu na hora.

Jefferson praticava vôo livre há mais de 12 anos. "Ele era muito experiente. Foi uma fatalidade", disse Robson. Natan Azevedo, piloto de moto, irmão de Jefferson, contou que ele sempre fez muitos cursos e que era um profissional. "Não entendo o que aconteceu. Ele era até instrutor e sempre buscou se aperfeiçoar", disse.

Na opinião dos pilotos que participaram do encontro, tudo indica que Jefferson teve um problema de saúde enquanto voava, pois na pane não foram realizados os procedimentos normais e nem foi acionado o pára-quedas reserva, operação de rotina, ainda mais considerando que ele era um piloto de muita experiência.

Ele sempre voava na rampa do Boachá em Raul Soares, onde se formou, e mantinha laços de amizade com a turma de vôo livre, participando de treinamentos e ajudando a orientar os mais novos. Seus companheiros estão muito tristes, pois Jefferson era uma pessoa comunicativa e muito alegre. Desde a inauguração, este é o primeiro acidente fatal ocorrido nestes quinze anos de existência da rampa.

Cerca de 50 pilotos participavam do evento que contou ainda exibições de asa delta e paramotor. O equipamento de Jefferson vai passar por perícia. O corpo foi sepultado em Caratinga, cidade onde mora a família.   Com informações do Pascoal OnLine - Raul Soares - 16/06/08 - 18:38 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.