Portal Caparaó - Daniel Sathler será reeleito em Alto Jequitibá
Eleições 2012

Daniel Sathler será reeleito em Alto Jequitibá

06/10/2012 - Atualizado em 06/10/2012 13h09
Prefeito de Alto Jequitibá Daniel Sathler é candidato único à reeleição

Alto Jequitibá vivencia hoje uma situação de destaque em toda a região. É um dos 21 municípios mineiros em que apenas um candidato disputa a vaga de prefeito municipal. Nesse caso, à reeleição. O Portal Caparaó entrevistou o prefeito Daniel Guimarães Sathler, que mesmo precisando apenas de seu voto, quer contar com uma boa votação neste domingo. Ao lado de Carlinhos Celestino, o mesmo vice da campanha anterior, ele integra a chapa única da Coligação Continuar é Preciso, formada pelo PMDB, PTB, PP, PT, DEM, PSD, PSDB, PDT e PPS.

Enquanto a maioria das cidades comemora o fim da campanha eleitoral, coleciona dezenas de ocorrências, provocações, embates e conflitos, Alto Jequitibá chega a este domingo de eleição com histórico de paz e calma. “Tivemos o privilégio de ter uma campanha tranquila para prefeito, bem como para vereadores, apesar da disputa para as vagas da Câmara Municipal. São 48 candidatos para as 9 vagas. Mesmo assim, com muito respeito a campanha deles”, afirma o prefeito.

Daniel Sathler diz que a maior diferença é que não deixou de administrar o município ao longo desses três meses. “Eu priorizei a administração, a solução de problemas e a busca de conquistas, afinal eu fui eleito para 4 anos de mandato. Continuei trabalhando e dediquei os momentos que tive de tempo para pedir o voto. Não deixei de pedir o voto, contudo não tive como visitar todas as casas como fiz na primeira campanha”.

O prefeito e candidato explica, no entanto, que a votação deste domingo vai ser um termômetro de sua gestão. “Eu entendo que a eleição, sendo candidato único para o segundo mandato, é uma avaliação do meu governo. As pessoas têm que avaliar os três anos e meio da minha gestão e decidir se merecemos continuar a administração. Eu busco resultados hoje com um bom número de votos. Não estou preocupado com a quantidade por mim, mas sim pelo peso que a cidade pode conseguir junto às esferas estadual e federal. No mundo da política, um político tem seu peso e seu valor proporcional ao número de votos. Essa é a minha preocupação: ter uma boa votação para que Alto Jequitibá tenha reconhecimento e peso na hora de buscar recursos”.

Durante a reportagem, foi possível ver a diferença nas ruas de Alto Jequitibá. A cidade praticamente não tem faixas ou outros materiais de propaganda. O que não deixa a disputa menos acirrada. Candidatos a vereador apareceram nesse intervalo e demonstraram que estão se dedicando a pedir o voto pessoalmente, na conversa com os eleitores. Lógico, entregando santinho e a famosa colinha para a hora da votação.

Daniel Sathler conta que chegaram a promover um grande comício na semana passada e apresentou seus adesivos e santinhos. A despesa de campanha é bem menor, mas não deixou de ser feita. A diferença é que a cidade está limpa.

“Tivemos uma eleição bem diferenciada e que foi bem aceita. Todos continuaram trabalhando e não houve animosidades e divergências que são comuns numa campanha acirrada. A cidade não foi alvo de poluição de propaganda eleitoral. Os candidatos a vereador, que vivenciam uma disputa, se dedicaram a encontrar os eleitores e pedir o voto com visitas pacíficas e tranquilas. Isso permitiu um cenário muito calmo em Alto Jequitibá”, completa Daniel Sathler.

OPOSIÇÃO

Sede da Prefeitura de Alto Jequitibá. A cidade relegerá o atual prefeito neste domingo.

Engana-se quem acredita que o prefeito não tem oposição. Daniel argumenta que, apesar de ser candidato único, tem adversários políticos e que estão no direito deles de escolher com quem apoiar. “Temos todos os partidos coligados, mas existem pessoas que integram partidos e fazem oposição. Eu considero louvável a atitude de alguns setores, que seria melhor não lançar para essa eleição um candidato de oposição. Com toda modéstia e respeito que me cabe, prefiro pensar assim. Acredito que é um reconhecimento de que o município está bem administrado”.

21 MUNICÍPIOS MINEIROS

Além de Alto Jequitibá, na região a cidade de Sericita tem apenas uma candidata. Apenas uma chapa foi inscrita na coligação formada pelos partidos: DEM, PPS, PSL, PSDB, PR, PT, PV e PSC. Marilda Eni Coelho Reis e o candidato a vice-prefeito Resomar dos Reis.

Os outros 19 municípios mineiros com candidatura única são: Carmésia, Comercinho, Gameleiras, Grupiara, Igaratinga, Jaguaraçu, Jenipapo de Minas, Jesuânia, Perdizes, Quartel Geral, Rio Vermelho, Rodeiro, São Gonçalo do Sapucaí, São José da Safira, Serra da Saudade, União de Minas, Vargem Grande do Rio Pardo, Virgínia e Virgolândia.

Nesses casos, além do nome de um candidato, restará ao eleitor apenas a opção de votar em branco ou anular o voto. Segundo a legislação eleitoral, vence quem obtiver a maioria simples dos votos válidos. Nulos e brancos não são válidos. Assim, na prática, um candidato único só não é eleito se nem ele votar nele mesmo.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.