Portal Caparaó - Resultado da eleição em Espera Feliz vai parar na Justiça
Eleições 2012

Resultado da eleição em Espera Feliz vai parar na Justiça

21/11/2012 - Atualizado em 21/11/2012 09h06

Na filmagem aparecem o prefeito eleito Carlinhos Cabral, o seu vice Jadir Vidal, o candidato a reeleição vereador Oziel Gomes e o comerciante Elizeu Santana, supostamente participando de uma negociação com um morador.

Os candidatos Adrian Carlos (PR) e Mariana Gomes (PT) protocolaram a denúncia no fórum

 

As eleições municipais não foram concluídas em Espera Feliz. Além de uma constatação jurídica esta afirmação trata-se de uma forte sensação popular de muitos moradores da cidade que aguardam ansiosos por uma definição do cenário político para os próximos anos. Tudo porque uma denúncia que está sendo apurada pelo Poder Judiciário e o Ministério Público pode alterar o quadro traçado nas urnas, no último dia sete de outubro.

ASSISTA O VÍDEO NO FINAL DO TEXTO

Um vídeo envolvendo uma suposta compra de votos pelo candidato vitorioso João Carlos Cabral (PPS), popular “Carlinhos Cabral”, é a principal prova que pesa contra o prefeito eleito. A coligação “A Verdadeira Mudança – A Hora é Agora”, integrada pelos candidatos Adrian Carlos (PR) e Mariana Gomes (PT) protocolou a denúncia no fórum da cidade de Espera Feliz e aguarda as decisões do Ministério Público e do Poder Judiciário sobre o caso.

O VÍDEO

O filme, postado na véspera das eleições, circulou intensamente pela internet e provocou muita indignação entre os eleitores. Ele foi produzido por pessoas ligadas à coligação do candidato Adrian Carlos. Segundo o relato de um dos autores da filmagem, pessoas afirmavam que o candidato Carlinhos Cabral estava visitando famílias oferecendo dinheiro em troca de apoio político. Prevendo a passagem da comitiva de Cabral em um bairro da cidade, eles instalaram uma câmera para registrar o flagrante.

Na filmagem aparecem o candidato a prefeito, o seu vice Jadir Vidal, o candidato a reeleição vereador Oziel Gomes e o comerciante Elizeu Santana, supostamente participando de uma negociação com um morador que tinha fixado em sua casa uma faixa do candidato adversário que denunciou o escândalo.

Ao final do diálogo é entregue ao morador uma quantia em dinheiro, o que configuraria então a suposta compra de votos pelos candidatos. Coincidentemente, após a visita o morador que recebeu o dinheiro retirou a faixa do adversário e fixou em sua casa uma propaganda do candidato Carlinhos Cabral.

Além do DVD entregue no Fórum outro registro de uma movimentação suspeita de distribuição irregular de combustível em um posto de gasolina foi postado no You Tube, por alguém que usou um codinome de “Justiceiro de Espera Feliz”.

PROMOTORIA

A reportagem foi recebida pelo promotor eleitoral que está atuando no processo, Breno Max de Jesus Silveira. Em nota, ele manifestou sobre o caso relatando o procedimento adotado objetivando a apuração da possível irregularidade no pleito do dia sete de outubro.

Segundo o promotor, um dia antes das eleições o MPE – Ministério Público Eleitoral – em Espera Feliz tomou conhecimento de que havia um vídeo na internet veiculando suposta compra de votos por integrantes de uma coligação partidária. Após assistir ao vídeo e tomar conhecimento de que a filmagem teria sido distribuída pela cidade, às vésperas das eleições, a Promotoria Eleitoral instaurou, em nove de outubro, o procedimento necessário para apurar os fatos.

A Promotoria conseguiu identificar e localizar o morador do imóvel que aparece no filme veiculado na internet. Pelo fato do vídeo conter cortes e edições, as investigações foram direcionadas, primeiramente, no sentido de localizar os responsáveis pela filmagem e chegar ao vídeo original.
O morador revelou que a filmagem foi realizada cerca de trinta dias antes das eleições, porém, não esclareceu o motivo pelo qual não procurou a Justiça Eleitoral ou mesmo o MPE para denunciar o fato e entregar o dinheiro recebido dos candidatos na ocasião.

No curso das investigações foram colhidas também as declarações de um dos responsáveis pela filmagem. Ele confirmou a data em que o vídeo foi realizado e entregou cópia do material sem cortes ou edições ao promotor. Ele também deixou de esclarecer o motivo pelo qual não procurou as autoridades para entregar o vídeo imediatamente quando foi produzido.

“O procedimento instaurado na Promotoria Eleitoral ainda se encontra em curso, uma vez que a atuação dos demais legitimados não impede a atuação do Ministério Público no mesmo sentido, nos termos do Art. 22, parágrafo único da Lei Complementar nº 64/90” – concluiu o promotor Breno Silveira.

JUDICIÁRIO

Em 29 de outubro de 2012, os candidatos da coligação “A Verdadeira Mudança – A Hora é Agora” ajuizaram representação por captação ilícita de sufrágio contra os candidatos vencedores das eleições na Justiça Eleitoral da comarca de Espera Feliz.

O processo foi encaminhado pelo juiz ao gabinete da promotoria na tarde do dia sete de novembro. O membro do Ministério Público deu o seu parecer e devolveu o processo ao judiciário no dia doze, segunda-feira.

O juiz responsável pelo caso, Rômulo dos Santos Duarte, também atendeu a nossa reportagem. Segundo o magistrado o vídeo da suposta compra de votos é a única denúncia apresentada até então em toda a área da Comarca de Espera Feliz. Ele assegurou que vai seguir todos os trâmites legais para dar celeridade à apuração e uma resposta mais rápida ao povo, se possível antes da diplomação dos eleitos, dia dezoito de dezembro.

Audiências estão agendadas para os próximos dias com intuito de ouvir as pessoas envolvidas na denuncia. “O DVD não é única prova que será produzida e não será analisado isoladamente, ele é um dos meios de prova, por isso que vamos realizar as audiências para ouvir as pessoas” – afirmou o magistrado.

MANIFESTAÇÕES

Indignados com o resultado das eleições e com as especulações sobre a forma com que o candidato vencedor se comportou durante a campanha muitos têm protestado. Algumas manifestações surgiram e são observadas pela cidade em adesivos colados em veículos pedindo justiça na apuração das denúncias de corrupção e em inúmeras bandeiras de cor pretas hasteadas no alto das casas, em sentimento de luto pelos fatos desagradáveis que denigrem a imagem da cidade.

DISPUTA

Quatro candidatos concorreram ao pleito eleitoral 2012 em Espera Feliz. Em quarto lugar ficou o atual vice-prefeito Ronaldo Machado, do DEM, com 421 votos. Na terceira colocação ficou o atual prefeito, do PMDB, Aloísio Barbosa, com 2.149, votos, sendo que o candidato só conseguiu se candidatar com recurso judicial impetrado no Tribunal Regional Eleitoral. Pelo PR, o empresário de eventos Adrian Carlos conquistou a segunda colocação com 4.792 votos.

O candidato Carlinhos Cabral, pelo PPS, obteve 5.211, sendo o mais votado entre os quatro concorrentes.

Também foi procurado o prefeito eleito Carlinhos Cabral, acusado de comprar votos pelos adversários. Ele ficou de retornar a ligação, mas até o fechamento desta notícia não se manifestou.

Senisi Rocha - portalcaparao@gmail.com

VEJA O VÍDEO DISPONÍVEL NA INTERNET E QUE É MOTIVO DA AÇÃO

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.