Portal Caparaó - Pouso da Tropa resgata costumes e culinária dos tropeiros
Entretenimento

Pouso da Tropa resgata costumes e culinária dos tropeiros

28/11/2012 - Atualizado em 28/11/2012 08h31

Nesta quarta, 28, a partir das 19h, amantes da cultura tropeira da região do Caparaó Capixaba se reunirão no quintal do Museu do Tropeiro, em Ibatiba, para divulgar e resgatar a tradição local. O evento contará com programação cultural diversificada, com moda de viola, contador de “causos”, apresentação de rotas turísticas, além do tradicional feijão tropeiro. A entrada será gratuita e aberta ao público.

A iniciativa é promovida pela Associação Gestora de Turismo Rural de Ibatiba (Geturi) que planeja realizar o evento a cada dois meses, com o objetivo de ampliar os costumes e as tradições locais. “É muito importante que a identidade do tropeiro esteja sempre na rotina da população local. Queremos envolver toda a sociedade da região do entorno do Caparaó nessas ações para sempre fortalecer nossas origens”, explica Marcos Eduardo Poubel, presidente da Geturi.

Esta será a quarta edição do evento, que reúne mais de 250 pessoas envolvidas na preservação cultural e promoção de turismo nos municípios de Ibatiba, Iúna, Irupi e Muniz Freire.

Durante o evento, o Museu do Tropeiro Salomão José Fadlalah estará aberto para visitação. No local, é possível conhecer um pouco mais sobre o casarão construído em 1924 e a história da família Fadlalah, imigrantes libaneses que construíram o imóvel, conferir exposições, objetos da época, como berrante, estribos de prata, capas de cangaia, chicotes e cabrestos, entre outros. O Museu também conta com biblioteca e sala de vídeo.

Saiba Mais

Eram chamados tropeiros os homens que viajavam pelo território nacional conduzindo animais (em especial mulas e cavalos) e atravessando mercadorias diversas que viriam a ser comercializados em vilas e cidades. Eram homens corajosos e confiáveis, a quem eram entregues todos os tipos de encomendas. O tropeiro foi personagem determinante para o progresso socioeconômico das regiões pelas quais atravessavam.

Serviço - IV Pouso da Tropa

Data e horário: 28 de novembro (quarta-feira), às 19h

Local: Quintal do Museu do Tropeiro Salomão José Fadlalah, em Ibatiba (ES)

Programação: Moda de viola, contador de “causos”, apresentação de rotas turísticas, além do tradicional feijão tropeiro (vendido a R$ 5, a porção).

Entrada: gratuita e aberta ao público.

Mais informações: contato@geturi.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.