Portal Caparaó - Diplomados os eleitos na Zona Eleitoral de Abre Campo
Eleições 2012

Diplomados os eleitos na Zona Eleitoral de Abre Campo

21/12/2012

Foram diplomados os prefeitos e vereadores dos seis municípios da Comarca de Abre Campo na quarta-feira, 19. A solenidade de diplomação aconteceu no Salão do Júri do Fórum de Abre Campo. Receberam os diplomas de prefeitos das mãos o Juiz da 2ª Zona Eleitoral: Márcio Moreira Victor - Prefeito de Abre Campo e o vice Zé Brasilino; Fabinho Gardingo - prefeito reeleito em Matipó e o vice Zizi; Geraldo Leão - prefeito de Santa Margarida e a vice Regina Otoni; Marilda Eni Coelho Reis - prefeita de Sericita e o vice Resomar dos Reis; Wanderson do Jairinho - prefeito de Caputira e o vice Marquinho; Trovão Victor - prefeito de Pedra Bonita e o vice Alexsandro.

No entorno do prédio do Fórum vários populares acompanharam a cerimônia. Destaque especial para o grande número de populares que foram às ruas para apoiar o petista eleito em Abre Campo, Márcio Vítor. Muitos boatos tomaram conta das rodas de bate papos nos últimos dias dando conta de que o petista poderia não assumir a vaga lhe dada pelo povo através do voto.

A coligação que disputou as eleições na cidade foi ao Tribunal Superior Eleitoral questionar a ficha de Zé Brasilino, vice de Vítor. Mas, as alegações seria de uma suposta prestação de contas quando Brasilino foi prefeito indicadas pela não aprovação pelo TCE - Tribunal de Contas do Estado. A fundamentação não encontrava respaldo no direito brasileiro, uma vez que, cabe à Câmara de Vereadores aprovar ou não as contas do prefeito. Neste caso, Brasilino teve suas contas aprovadas por unanimidade dos vereadores da época. Ao TCE não cabe julgar e, sim, orientar o legislativo que tem suas prerrogativas garantidas pela livre manifestação de vontade.

Destaque também para a diplomação de um dos prefeitos mais jovens da região. Wanderson Oliveira Teixeira, 26 anos, é filho do empresário e ex-prefeito de Caputira, Jairinho da Tamma. O prefeito diplomado terá muito trabalho pela frente. A prefeitura da cidade está sucateada e com boa parte da folha de pagamento de funcionários atrasada. O caso já foi parar na Justiça que ainda não conseguiu uma solução. O problema mais grave está na área da saúde, por falta de remédios, profissionais e outros materiais mínimos para atendimentos no posto local.

Wanderson do Jairinho ainda não comentou a atual situação da administração.

Outros nomes importantes da política regional voltam ao poder. É o caso de Trovão Vítor, em Pedra Bonita, e Regina Otoni, eleita vice-prefeito de Santa Margarida. Em Matipó, a dupla Fabinho e Zizi comandarão o município por mais quatro anos. A cidade necessita investimentos em infraestrutura e saúde, itens mais lembrados pelos moradores.

A prefeita diplomada de Sericita, Marilda Eni Coelho, foi a única mulher eleita num cenário de chapa única, ou seja, não houve candidatos adversários. O feito só aumenta a responsabilidade e comprometimento da prefeita que teve mais de 85% dos votos de Sericita e quase 100% dos que compareceram às urnas.

Com informações de Willian Chaves

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.