Portal Caparaó - Hoje em Manhuaçu: Sesc Samba e Chorinho na Praça
Entretenimento

Hoje em Manhuaçu: Sesc Samba e Chorinho na Praça

12/04/2013

MANHUAÇU (MG) - O SESC Minas, parceiro da Secretaria de Estado de Cultura, na realização do programa MINAS Território da Cultura, traz a Manhuaçu uma edição do ‘Sesc Chorinho e Samba na Praça’. As apresentações, que ocorrerão na Praça Cordovil Pinto Coelho, vão contar com a participação de Sílvio Carlos, Warley Henrique e Ricardo Acário, do Trio Minas Instrumental. O show mistura as experiências e o conhecimento dos músicos e um repertório livre e descontraído, com números conhecidos e inéditos do choro.

O samba fica por conta de Silvia Gommes, cantora que celebra o encontro de gerações em seu show. A mineira Clara Nunes é a grande inspiração de Silvia, que interpreta sucessos gravados por Clara, Ataulfo Alves, João Bosco, Mauro Duarte, Noca da Portela e dos contemporâneos mineiros, como Miguel dos Anjos, Mestre Jonas e Mario Moura. Silvia Gommes mostra também em seu repertório compositores como Manacéa, Chico Santana, Paulinho da Viola, Wilson Moreira e Monarco.

Projeto lançado em 2012, o Sesc Chorinho e Samba na Praça apresenta programação de música brasileira em locais públicos da capital e interior, oferecendo estrutura técnica e novos espaços de apresentação para artistas mineiros, tanto na capital quanto no interior. Com shows abertos ao público em geral, o projeto incentiva a promoção do trabalho de novos artistas junto a artistas consagrados e a ocupação dos espaços públicos com cultura de qualidade.

Ballet Jovem

No sábado, 13, é a vez da dança ganhar espaço em Manhuaçu. O Ballet Jovem do Palácio das Artes, corpo formado por jovens com idade a partir dos 15 anos realiza apresentação no Centro Cultural João Bracks. Com linguagem diversificada da dança, contribuindo para a valorização da cultura, o grupo apresentará três coreografias: ‘Frágil?’, de Peter Lavratti; ‘A Buenos Aires’, de ‘Gustavo Mollajoli’; e ‘Contracapa’, de Cassilene Abranches. O espetáculo tem entrada gratuita.

O Ballet Jovem do Palácio das Artes foi fundado em 2007 e conquistou prêmios em quase todas as categorias indicadas pelo SESC/SATED e USIMINAS/SIMPARC: Maior público, melhores bailarino/bailarina, concepção coreográfica, coreógrafo e figurino. O grupo recebeu também os prêmios revelação nas categorias bailarino e bailarina.

MINAS Território da Cultura

O MINAS Território da Cultura é um programa articulado de descentralização da ação cultural que ocorrerá ao longo de 2013 e 2014. Entre os objetivos do programa estão: promover o desenvolvimento regional por meio da cultura; valorizar e divulgar a diversidade cultural de cada uma das regiões de Minas; conferir visibilidade e aumentar a demanda pelas ações e programas da SEC e de seus parceiros; incentivar parcerias públicas privadas; promover a circulação de bens culturais e a capacitação e aperfeiçoamento dos agentes culturais visando à sustentabilidade social e cultural.

Durante aproximadamente 45 dias, serão realizadas atividades da SEC, de seus parceiros e da comunidade local de forma capilarizada, para que diversos municípios da região sejam contemplados. O lançamento do programa para cada território se dará em uma cidade polo, com a presença da Secretária de Estado de Cultura, representantes do Sistema, parceiros, gestores, produtores, instituições culturais e artistas. Integram essa parceria o SEBRAE Minas, a FIEMG/Sesi e a Fecomércio MG/Sesc, diversas Secretarias do Governo de Minas, as Prefeituras Municipais, além de entidades como CAU/MG, Associações Comerciais, Grupos Teatrais e Instituições e Festivais Culturais locais.
 
Na Zona da Mata, o Programa acontece entre 7 de março e 27 de abril de 2013, e, no total, todas as sete microrregiões estão sendo atendidas pelas 54 ações, que se desdobram em 134 programações que serão ofertadas durante 52 dias. Para facilitar o acesso do público às informações, foi criado um hotsite (www.cultura.mg.gov.br/territoriodacultura), com atualização constante. Também por meio desse canal o público será informado sobre os eventos que vão demandar inscrições, retirada antecipada de ingressos para apresentações ou alteração de endereço, horário e data de alguma atividade, quando necessário.

Dinâmicas temáticas

O MINAS Território da Cultura se organiza em três grandes eixos: Dinâmicas Territoriais, Territórios do Saber e Territórios Criativos. Os programas foram criados levando em consideração a cadeia produtiva da cultura: produção, criação, exibição, circulação e formação; e os agentes relacionados à cultura: gestores públicos municipais, artistas, produtores culturais e sociedade.
 
As ‘Dinâmicas Territoriais’ são ações voltadas para a discussão e difusão das políticas publicas de cultura: planos de cultura, programas territoriais e associativismo, mecanismos de financiamento, cultura e urbanismo, programas de fomento, cultura - identidade e diversidade cultural, participação social, entre outros. O programa prevê, ainda, ações de capacitação e aperfeiçoamento para gestores e entidades públicas, encontros regionais e seminários.

Os ‘Territórios do Saber’ são destinados a Produtores Culturais e Artistas e estão previstas ações de capacitação, formação e orientação, tanto na área artística quanto em gestão da cultura. Contempla também a realização de seminários artísticos, o estímulo à criação de Redes e Encontros Regionais e a difusão dos programas de fomento do Sistema Estadual de Cultura.
 
Já os ‘Territórios Criativos’ abrem espaço para a fruição cultural, com apresentações artísticas de grupos e programas do Sistema Estadual de Cultura, circulação de acervos do Sistema (artes visuais, cinema, cultura popular, entre outros) e apresentações de grupos e instituições locais.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Cultura

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.