Portal Caparaó - Circuito Caminhos dos Tropeiros é destaque na Expotur
Entretenimento

Circuito Caminhos dos Tropeiros é destaque na Expotur

30/05/2013 - Atualizado em 30/05/2013 08h30

IBATIBA (ES) - O Circuito Turístico Caminhos dos Tropeiros, promovido pela Geturi – Associação Gestora do Turismo Rural de Ibatiba, recebeu o prêmio Destaque do Turismo Regional do Espírito Santo, com a 3ª colocação na categoria Roteiro Turístico, durante a Expotur 2013, realizada nos dias 24, 25 e 26 de maio, na Praça do Papa, em Vitória.

Os empreendimentos que compõem o Circuito também participaram do evento, representando a gastronomia do Caparaó Capixaba: o tradicional feijão tropeiro do Restaurante Vovó Rosinha, o pudim de café do Passione Restaurante e o suco de lichia, do Produtos Poubel. Além disso, foram comercializados produtos da agroindústria, como as conservas, geleias e o palmito do Sítio Novo Horizonte, o tomate seco e as frutas desidratas do Produtos Poubel, e os vinhos e suco de uva da Vinícola Guizzardi.

A região do Caparaó também esteve presente na agenda cultural do evento. No dia 24, a dupla Zaqueu e Zebedeu, de Ibatiba, se apresentou no palco principal, e no dia 25 foi a vez da Orquestra O Som das Águas do Caparaó e Quarteto de Violão, de Irupi.

Os 37 mil visitante que passaram pela Expotur puderam realizar uma “viagem” pelo Espírito Santo e suas 10 regiões turísticas, com estandes mostrando as belezas naturais, roteiros, produtos da agricultura familiar, artesanato, manifestações culturais e gastronomia.

Sobre a Geturi

A Geturi vem trabalhando pelo desenvolvimento do turismo na região do Caparaó e na consolidação e divulgação do Circuito Caminhos dos Tropeiros. Atualmente, a entidade é composta por empresários e empreendedores do setor turístico de Ibatiba, Iúna, Irupi e Muniz Freire.

A Geturi promove outras iniciativas para desenvolver o turismo e a cultura tropeira local, como o Pouso da Tropa, que já caminha para a 6ª edição. O evento acontece a cada dois meses, no Museu do Tropeiro, em Ibatiba, onde são realizadas apresentações musicais, com sanfona e moda de viola e rodízio de contadores de causos, que garantem risos e provocam curiosidade nos participantes.

Outra iniciativa promovida pela Associação é a Caminhada no Caminho dos Tropeiros, realizada anualmente (este ano aconteceu no dia 21 de abril), reunindo turistas e moradores da região. Realizada há nove anos, a Caminhada já se tornou uma tradição no calendário dos municípios do entorno e envolve antigos tropeiros da cidade, resgatando carros de boi, que acompanham os caminhantes, e promovendo a divulgação dos costumes e tradições do tropeirismo.

Assessoria de Imprensa - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.