Portal Caparaó - Queijo gigante já está pronto
Entretenimento

Queijo gigante já está pronto

19/07/2013 - Atualizado em 19/07/2013 11h01

IPANEMA (MG) -  A estrela principal da 4ª Festa do Queijo de Ipanema já está pronta. O queijo gigante, que deve atingir 1.500 quilos foi produzido na quarta (17) e está em processo de maturação na câmara fria da Cooperativa Agropecuária de Ipanema - Capil. Quinze mil litros de leite, cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal  foram utilizados no processo coordenado pelo queijeiro da Capil e acompanhado por seis auxiliares e inspeção da parte técnica.
 
O processo de fabricação do queijo durou quase 5 horas. O método engloba as etapas de medição, processo de coagulação, dessoramento e enformagem. “Devido ao tamanho e dificuldade de movimentação do queijo,  a etapa da enformagem é realizada dentro da câmara fria onde permanece entre as temperaturas de cinco à dez graus até o dia do desfile”, explica Ricardo Santana Paes, tecnólogo em laticínios da Cooperativa.
 
Doce de Leite
 
A novidade este ano é a produção de um doce de leite gigante para acompanhar o queijo. Sob os cuidados da fábrica de doces Nhá Nair o doce será produzido no dia 24 de julho e utilizará além dos 900 litros de leite, açúcar, glicose e um redutor de acidez. Para a quantidade de 300 quilos o processo de preparo pode demorar até 6 horas.
 
RANK BRASIL
 
No dia 27, antes do desfile pelas ruas de Ipanema, tanto o queijo quanto o doce serão auditados pelo RankBrasil.
 
O município já detém o recorde de maior queijo minas padrão do Brasil, com um queijo de 1480 kg produzido em 2012, e este ano quer atingir a marca de 1 tonelada e meia.
 
O Rank Brasil é uma empresa independente e atua em todo território nacional, registrando exclusivamente recordes brasileiros. São mais de mil títulos homologados, nas mais diversas categorias, todos expostos em sua publicação digital.
 
FESTIVAL GASTRONÔMICO
 
Este é o primeiro ano que a Festa conta com o Festival Gastronônico do Queijo, os bares e restaurantes da cidade estão servindo pratos com o queijo como ingrediente principal.
 
Dentre os pratos estão: Fogazza de queijo, picanha com alho e queijo,  costela Romeu e Julieta, trio de queijo, picanha coroada com queijo, pizza tropicaliente, lasanha, canelone, omelete especial, X-Tonelada e bolinho três queijos.
 
Até pratos doces entraram para o festival como o picolé Romeu e Julieta e a panqueca recheado com doce de leite acompanhada de sorvete de queijo.
Produtos da culinária do queijo estarão disponíveis para venda em barraquinhas na Feira do Queijo, durante a Festa na Praça Coronel Calhau.
 
DESFILE
 
A Festa do Queijo, realizada pela Prefeitura Municipal, já se tornou uma tradição na região e representa um marco da vocação econômica do município, a produção de leite bovino.
 
O queijo e o doce desfilam pela cidade em carro aberto a partir das 16 horas do dia 27 e logo após serão cortados e distribuídos para a população na Praça Coronel Calhau durante o show sertanejo da dupla Paulo Sérgio e Mateuzito.
 
TRADIÇÃO NA CULINÁRIA
 
Com o objetivo de preparar um cardápio amplo de pratos doces e salgados para a Feira Gastronômica da 4ª Festa do Queijo, utilizando como ingrediente principal o queijo, o Governo Municipal de Ipanema disponibilizou um Curso de Capacitação com Economista Doméstico nos dias 16 e 17 de julho. Cerca de 15 mulheres participaram  das aulas  ministradas no salão Paroquial de Ipanema.
 
Os pratos serão comercializados em barraquinhas montadas na praça Coronel Calháu, a partir das 16 horas do dia 27.
 
Dentre os produtos da Feira Gastronômica estão: tortinha de queijo, mini pizza de queijo, pastel assado de queijo, canjiquinha com queijo, broa de queijo, espetinhos de queijo, focazza de queijo, medalhão com queijo, mandioquinha com queijo, macarrão na chapa com queijo, quibe recheado com queijo, empadão com queijo, empadinha de queijo, pão de batata e o famoso pão de queijo que será assado na hora em um forno de barro montado na praça.
 
Pratos doces também estarão à venda, como o tradicional Romeu e Julieta e até um brigadeiro com queijo. Parte da renda da venda dos produtos será destinada à construção de uma nova sede da APAE.
 
Para a aprendiz do curso, Meire Lourdes de Souza Ribeiro, 44 anos, oportunidades como essa são únicas. “ Aprendemos muito mais que só fazer produtos com queijo, aprendi sobre higiene, qualidade de produto e qualidade. Com certeza vou fazer esses produtos para vender”, disse.
 
As novidades da 4ª edição da Festa do Queijo pretendem inserir o evento de maneira marcante no calendário turístico regional. Para o prefeito Júlio Fontoura, a festa é um investimento sério em turismo e na identidade local. ‘Somos produtores de leite por vocação. Ipanema respira isso e sobrevive do leite. Investir no beneficiamento do produto, agregando valor e criando uma marca nacional atrairá várias novas formas de renda para Ipanema. O turismo rural e o turismo de eventos são nosso objetivo central, em seguida a venda dos produtos e a criação de novas agroindústrias. O produto queijo e doce, e todos outros derivados do leite terão um significado nova depois de sermos considerados a cidade do maior queijo minas do mundo e maior doce de leite’, explica o prefeito.
 
Confira a programação para a 4ª Festa do Queijo:
 
14h - Início da retirada do queijo, da câmara fria, pesagem e atestado do Rank Brasil na Cooperativa Agropecuária de Ipanema (CAPIL), Rua Geraldo Quito nº 50
 
15h – Desfile do queijo e do doce de leite, com saída da CAPIL e chegada na Praça Coronel Calháu
 
16h – Corte do queijo e do doce e distribuição na Praça Coronel Calhau
 
19h - Show com Paulo Sérgio e Mateuzito.
 
Rayssa Carvalho / Fotos Robson Oliveira - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.