Portal Caparaó - Festa do Queijo Gigante em Ipanema é hoje
Geral

Festa do Queijo Gigante em Ipanema é hoje

27/07/2013 - Atualizado em 27/07/2013 21h02

IPANEMA (MG) -  Neste sábado, 27 de julho, acontece em Ipanema a quarta edição da Festa do Queijo. A novidade este ano é a produção de um doce de leite gigante para acompanhar o queijo. A iguaria foi produzida na última quarta-feira, 24, utilizando cerca de 900 litros de leite, açúcar, glicose e um redutor de acidez.
 
O queijo gigante, que deve atingir 1.500 quilos foi produzido na quarta, 17 e está em processo de maturação na câmara fria da Cooperativa Agropecuária de Ipanema - Capil até o dia da festa. Quinze mil litros de leite, cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal foram utilizados no processo.
 
Rank Brasil
 
Antes do desfile pelas ruas de Ipanema, tanto o queijo quanto o doce serão auditados pelo RankBrasil.
 
 
O município já detém o recorde de maior queijo minas padrão do Brasil, com um queijo de 1480 kg produzido em 2012, e este ano quer atingir a marca de 1 tonelada e meia.
 
O Rank Brasil é uma empresa independente e atua em todo território nacional, registrando exclusivamente recordes brasileiros. São mais de mil títulos homologados, nas mais diversas categorias, todos expostos em sua publicação digital.
 
Festival Gastronômico do Queijo
 
Este é o primeiro ano que a Festa conta com o Festival Gastronônico do Queijo, os bares e restaurantes da cidade estão servindo pratos com o queijo como ingrediente principal.
 
Dentre os pratos estão: Fogazza de queijo, picanha com alho e queijo,  costela Romeu e Julieta, trio de queijo, picanha coroada com queijo, pizza tropicaliente, lasanha, canelone, omelete especial, X-Tonelada e bolinho três queijos.
 
Até pratos doces entraram para o festival como o picolé Romeu e Julieta e a panqueca recheado com doce de leite acompanhada de sorvete de queijo.
 
Produtos da culinária do queijo estarão disponíveis para venda em barraquinhas na Feira do Queijo, durante a Festa na Praça Coronel Calhau.
 
Desfile

 
A Festa do Queijo, realizada pela Prefeitura Municipal, já se tornou uma tradição na região e representa um marco da vocação econômica do município, a produção de leite bovino.
 
O queijo e o doce desfilam pela cidade em carro aberto a partir das 16 horas deste sábado e logo após serão cortados e distribuídos para a população na Praça Coronel Calhau durante o show sertanejo da dupla Paulo Sérgio e Mateuzito.
 
Produtos de queijo
 
Com o objetivo de preparar um cardápio amplo de pratos doces e salgados para a Feira Gastronômica da 4ª Festa do Queijo, utilizando como ingrediente principal o queijo, o Governo Municipal de Ipanema disponibilizou um Curso de Capacitação com Economista Doméstico nos dias 16 e 17 de julho. Cerca de 15 mulheres participaram  das aulas  ministradas no salão Paroquial de Ipanema.
 
Os pratos serão comercializados em barraquinhas montadas na praça Coronel Calháu, a partir das 16 horas.
 
Confira a programação para a 4ª Festa do Queijo:

 
14h - Pesagem e atestado do Rank Brasil na Cooperativa Agropecuária de Ipanema (CAPIL).
 
15h – Desfile do queijo e do doce de leite, com saída da CAPIL e chegada na Praça Coronel Calháu.
 
16h – Corte do queijo e do doce e distribuição na Praça Coronel Calhau.
 
19h - Show com Paulo Sérgio e Mateuzito.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.