Portal Caparaó - Ipanema quebra novo recorde com queijo gigante
Entretenimento

Ipanema quebra novo recorde com queijo gigante

27/07/2013 - Atualizado em 27/07/2013 15h12
VEJA GALERIA DE FOTOS
 

IPANEMA (MG) - Ipanema superou o próprio recorde e continua sendo dona do maior queijo do Brasil: 1.600 quilos. A cidade ainda conquistou outro título: fez o maior doce de leite em barra do país: 302 quilos. Os resultados foram anunciados na tarde deste sábado, 27/07, durante a 4ª Festa do Queijo, promovida pelo Governo Municipal para destacar a importância da bacia leiteira para a economia regional.

Foi a terceira vez que Ipanema produziu o queijo gigante auditado pela Rank Brasil, empresa que cataloga todos os recordes em nível nacional. A nova marca superou em 120 quilos a produção de 2012. Agora, o maior queijo Minas padrão produzido tem 1.600 quilos.

Como novidade, o Governo Municipal incentivou a produção do maior doce de leite do país. A marca foi auditada em 302 quilos.

PRODUÇÃO

O queijo foi produzido no dia 17 de julho sob a responsabilidade da Cooperativa Agropecuária de Ipanema – CAPIL.  Foram gastos 15 mil litros de leite além de outros ingredientes como cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal.

O fiscal do RankBrasil, Luciano Cadari, aferiu os pesos e medidas e entregou durante a festa os troféus da premiação. O queijão este ano está quatro centímetros mais alto que no ano anterior com 66 cm de altura de 1,76 de diâmetro. Uma faca especial foi confeccionada para cortar a iguaria.

O vice-presidente da Capil, Ruy Gonçalves, diz que o novo recorde do queijo representa um marco para a produção leiteira do município. “É uma forma de valorizar e divulgar nossa pecuária leiteira. A nossa cooperativa recebe sozinha 100 mil litros de leite por dia. O leite um dos pilares da economia de Ipanema”, destacou.

A produção do doce leite foi realizada pela Fábrica de doces Nhá Nair através do processo de cozimento à vapor. O doce teve 12 cm de altura, 106 de largura e 181 de comprimento, totalizando 302 quilos.

TRADIÇÃO

Ipanema é uma importante bacia leiteira do Vale do Rio Doce. Com 18 mil habitantes, a cidade produz o queijo gigante há quatro anos e incrementou a festa com novidades, como cursos de qualificação para mulheres e barracas durante a festa na praça central num festival gastronômico.
“A ideia de produzir o queijo gigante surgiu do fato de que Ipanema é uma das mais importantes bacias leiteiras do Vale do Rio Doce. Realmente valorizamos o nome de nossa cidade e a cultura mineira. A festa se tornou uma tradição”, comemorou o prefeito Júlio Fontoura Júnior.

O queijo e também o doce foram colocados em carro aberto num desfile por toda a cidade e depois distribuídos ao povo presente. A festa foi encerrada com show de Paulo Sérgio e Mateuzito.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.