Portal Caparaó - Manhuaçu sedia Fórum Regional de Câmaras Municipais
Política

Manhuaçu sedia Fórum Regional de Câmaras Municipais

16/08/2013 - Atualizado em 16/08/2013 11h12

MANHUAÇU (MG) - O Fórum Regional de Fortalecimento das Câmaras Municipais, promovido pela Câmara de Vereadores de Manhuaçu e a Associação Brasileira de Câmaras Municipais – Abracam, foi desenvolvido através de iniciativa do presidente da Câmara Municipal de Manhuaçu, vereador Maurício de Oliveira Júnior. O evento, que aconteceu durante toda manhã e tarde de quinta-feira, (15), teve como objetivo conscientizar e fortalecer as Câmaras de sua importância no contexto democrático.

Vereadores de várias cidades da região estiveram presentes no Anfiteatro Camilo Felipe Nacif e assistiram especialistas e personalidades políticas explicar sobre a importância dos legislativos municipais para o desenvolvimento das cidades. Ao todo, quatorze câmaras de vereadores participaram das quatro apresentações.

DIRETORIA DA ABRACAM

Logo na abertura do evento, o presidente da Abracam, Rogério Rodrigues da Silva, entregou o certificado de Conselheiro de Contas da Diretoria Nacional ao vereador Anizio Gonçalves de Souza (vice-presidente da Câmara Manhuaçu).

Além disso, o Presidente Maurício Júnior foi escolhido como vice-presidente da Abracam-Minas Gerais. Ele será empossado no Congresso Nacional da entidade, em setembro, ao lado da presidente vereadora Lucimar Alves, de Catas Altas (MG), que também prestigiou o evento em Manhuaçu.

Maurício Júnior participou da Frente Nacional de Fortalecimento do Poder Legilslativo, em Maio, e ressaltou que a decisão de trazer o encontro para a região de Manhuaçu foi justamente para promover a valorização da atuação das Câmaras Municipais. “Se não trabalharmos para o fortalecimento da democracia, certamente os reflexos serão sentidos no futuro. As Câmaras Municipais e os vereadores, em específico, têm um papel fundamental como interlocutores das demandas da sociedade. É o vereador que está sempre mais próximo do povo. Temos que cumprir essa função, auxiliando a população no que ela mais precisar”, afirmou o presidente, lembrando, ainda, que a sociedade está em constante mudança.

RELACIONAMENTO

O presidente da Abracam, Rogério Rodrigues da Silva, fez a primeira apresentação do encontro. Ele explicou as funções da entidade, dentre elas, a de inserir o vereador no contexto político nacional. “Muitas vezes, os vereadores são lembrados apenas na época das eleições”, disparou.  Ele também apresentou as três propostas de emendas constitucionais (PEC), que ainda serão votadas, com o intuito de dar mais independência e flexibilidade no trabalho legislativo.

Rogério Rodrigues destacou que Manhuaçu saiu na frente ao promover o encontro regional e demonstrar a qualidade do trabalho do Poder Legislativo. “A Câmara Municipal tem o papel de legislar, fiscalizar, promover ações que dão resposta às demandas da população. Ela tem que cobrar atitudes do Poder Executivo para atender aos moradores do município. Esse debate foi fundamental para isso”.

O ponto alto do Fórum Regional foi a qualidade dos palestrantes convidados. Entre os temas, “A reforma da lei orgânica como instrumento de fortalecimento do poder legislativo municipal” com o Dr. Cesar Romulo Rodrigues (Diretor Jurídico); “Como exercer com eficiência e efetividade o mandato de vereador – Dr. Paulo Silas Alvarenga (Advogado e Consultor) e “Gestão de Excelência e Profissionalização do Mandato” com o cientista político e diretor de assuntos estratégicos Luiz Kirchner.

O vice-presidente da Abracam, Dr. César Rômulo Assis Rodrigues, falou sobre a importância de Minas Gerais no cenário democrático brasileiro.     Dirigindo-se especificamente aos vereadores, conclamou a todos para combater a ignorância. “Falta-nos união e esclarecimento. Somos 52 mil vereadores e não podemos deixar que sujem nossa imagem com a generalização de que nada é feito. Precisamos combater este mal. O vereador é o escolhido para levar a boa nova e deve fazer valer seu poder e sua força em nome do povo”, disse.

Participaram do encontro em Manhuaçu, além dos vereadores e lideranças locais, membros das Câmaras de Luisburgo, Durandé, Caratinga, Muriaé, São Pedro dos Ferros, Muriaé, Caputira, Martins Soares, Faria Lemos, São João do Manhuaçu, Santana do Manhuaçu, Manhumirim, Alto Caparaó e Espera Feliz.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.