Portal Caparaó - Defesa Civil de seis cidades da região recebem veículos
Geral

Defesa Civil de seis cidades da região recebem veículos

27/08/2013 - Atualizado em 27/08/2013 14h27

BELO HORIZONTE (MG) - Cadastrados no ano de 2012, foram entregues agora veículos e equipamentos para as Coordenadorias de Defesa Civil da região. Manhuaçu, Manhumirim, Lajinha, Carangola, Chalé e Mutum foram contempladas na lista de apenas 22 municípios mineiros.

Representantes dos municípios receberam na quarta-feira (21) caminhonetes 4 x 4, adquiridas por meio de uma parceria entre a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG) e a Secretaria Nacional de Defesa Civil.
 
O trabalho integrado entre Estado e União tem o objetivo de fortalecer as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Comdec). O Governo de Minas entrou com o apoio técnico às cidades, além de treinar e capacitar os profissionais e voluntários das coordenadorias. Por sua vez, o Governo Federal selecionou os municípios e fez a compra dos veículos.
 
“Só este ano, a Escola de Defesa Civil de Minas Gerais capacitou 1.118 técnicos em 309 municípios diferentes. É importante que haja cumplicidade em todas as esferas de poder na procura de soluções para atenuar o desastre. Por isto, escutamos as demandas das cidades, criamos soluções e pedimos ajuda ao governo federal. Para os próximos carros, pedimos para participar na escolha dos municípios, para que as cidades mais afetadas pelas chuvas tornem-se prioridade”, afirmou o coronel Luís Carlos Dias Martins, chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador estadual de Defesa Civil.
 
As cidades mineiras contempladas foram Além Paraíba, Carangola, Cataguases, Chalé, Chapada do Norte, Diogo de Vasconcelos, Ervália, Frei Inocêncio, Januária, João Monlevade, Lagoa Grande, Lajinha, Manhuaçu, Manhumirim, Mantena, Mutum, Novo Cruzeiro, Periquito, Pirapora, Sabinópolis, Unaí e Visconde do Rio Branco.
 
Balanço da Defesa Civil
 
No último período chuvoso, foram registradas 24 mortes no Estado em decorrências das chuvas. Quarenta e uma cidades decretaram situação de emergência e outras 46 informaram algum tipo de evento adverso. O número de feridos chegou a 13 em todo o Estado, de desabrigados a 618 e de desalojados a 7.000. Foram destruídas casas, além de obras de estruturais.
 
Todos os municípios que decretaram situação de emergência e solicitaram ajuda humanitária receberam apoio da Cedec, por meio de equipes, cestas básicas, colchões, cobertores, telhas, kits de produtos de higiene pessoal e kits de limpeza.
 
Com informações da Agência Minas - Fotos Renato Cobucci / Imprensa MG
 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.