Portal Caparaó - Manhuaçu no Enduro da Independência
Esportes

Manhuaçu no Enduro da Independência

04/09/2013 - Atualizado em 04/09/2013 14h05

DA REDAÇÃO (MG) - A equipe de Manhuaçu que está participando da 31ª edição do Enduro da Independência partiu na tarde desta terça-feira, com destino a Vitória, no Espírito Santo, onde acontecerá, neste dia 04 a largada de uma das maiores provas de regularidades do Brasil.

Formada por Tarcísio Garcia, os Irmão Christian e Richard, da Estampagem, Bruno Pêsso e Felipe Gonçalves e ainda toda uma equipe de apoio com veículos estarão se juntando a outros 1.500 trilheiros, que percorrerão um roteiro inédito, passando por Venda Nova do Imigrante (ES), Manhuaçu (MG),  Viçosa (MG) e terá chegada no dia 07 de setembro, na cidade de Ouro Preto/MG.

História, cultura, turismo e desenvolvimento industrial se misturam na Rota Imperial São Pedro D’Alcântara, que insere o Espírito Santo no âmbito da Estrada Real, reproduzindo caminhos abertos no início do século XIX. A história dessas vias começa durante o período de exploração do território nacional em busca de ouro.

O trajeto é a reprodução do caminho usado por Dom Pedro II para chegar a Santa Leopoldina. Além de histórias para contar, a Rota Imperial traz muitas descobertas e paisagens de encher os olhos. Começa no mar, na baía de Vitória, no Espírito Santo, e vai até Ouro Preto, em Minas Gerais, uma das principais cidades históricas do Brasil.

O Trail Clube Minas Gerais mantém a tradição itinerante do Enduro da Independência, que desta vez guiará os pilotos por trilhas fantásticas, partindo de uma capital com boa estrutura, passando pela inigualável “Serra Fria”, em Venda Nova do Imigrante.

O destaque em 2013 é André Azevedo, piloto de São José dos Campos que volta às origens atrás de novas aventuras sobre duas rodas. “O que eu busco nessa volta é um resgate da aventura. Não estou pensando tanto em competir, mas sim em diversão. Com a experiência que tive no Dakar, eu posso afirmar que gosto muito dessa emoção”, comenta o piloto, que não disputa uma prova na categoria motos há 16 anos, desde o Dakar de 1997.

Além da Secretaria de Estado de Turismo, o Enduro da Independência 2013 tem patrocínio do Instituto Rota Imperial, Prefeitura Municipal de Vitória, Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Honda, Ipiranga, Microcity, Cervejaria Backer e Plena Alimentos.  Apoio das Prefeituras Municipais de Venda Nova do Imigrante, Viçosa, Manhuaçu e da Motostreet.

A Equipe de Manhuaçu é patrocinada pelas Lojas Social, Estampagem, Vip Motopeças, Top Max – kit de Transmissão e Pneus Rinald.

ROTA IMPERIAL

A Rota Imperial, quarto trecho da Estrada Real que liga Ouro Preto a Vitória, contempla 14 municípios capixabas - Vitória, Cariacica, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Iúna, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Muniz Freire, Viana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Venda Nova do Imigrante.
O projeto de sinalização e demarcação da rota turística é resultado de dois convênios firmados entre a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e o Instituto Rota Imperial, gerido pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), assinados no final de dezembro de 2010, no valor total de R$ 645 mil. A obra foi inaugurada em junho deste ano.

História, cultura, turismo e desenvolvimento econômico se misturam na Rota Imperial São Pedro D’Alcântara, que insere o Espírito Santo no âmbito da Estrada Real, reproduzindo caminhos abertos no início do século XIX.

A história dessas vias começa durante o período da exploração do território nacional em busca do ouro. Para controlar o trânsito de mercadorias no Brasil, a Coroa Portuguesa proibiu a abertura de estradas.

O percurso feito por tropeiros, ao levar mantimentos para outros estados, a imigração europeia e o trajeto feito por Dom Pedro II mostraram que o Espírito Santo ainda tem muito a ser descoberto, além de ter muita história para contar.

Jailton Pereira - portalcaparao@gmail.com - com informações da Setur

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.