Portal Caparaó - Cidades da região comemoram o dia da Independência
Entretenimento

Cidades da região comemoram o dia da Independência

09/09/2013 - Atualizado em 09/09/2013 07h43
 Desfile em Abre Campo

Desfile em Manhumirim

Desfile em Manhumirim

Desfile em Manhumirim

Desfile Alto Jequitibá

Desfile em Alto Jequitibá

Desfile em Conceição de Ipanema

Desfile em Lajinha

Desfile em Manhuaçu

Desfile em Manhuaçu

 

REGIÃO DO CAPARAÓ (MG) - Diversas cidades da região comemoraram o dia da Independência do Brasil, com os tradicionais desfiles cívico-militar de 7 de Setembro.  A cidade de Manhuaçu e o distrito de Vilanova, os municípios de Manhumirim, Alto Jequitibá, Conceição de Ipanema, Abre Campo e Lajinha levaram as instituições de ensino municipais, estaduais e privadas, entidades, polícia e Bombeiros para festejar a data.

104 ANOS EM ALTO JEQUITIBÁ

Em Alto Jequitibá, o município teve a comemoração da 104ª Semana da Pátria. O ponto alto da festa é justamente o desfile cívico.

O tema desse ano foi “Um País em busca de mudanças sociais: Brasil”.

Desfilando no ano que completa um século de vida, destaque para o Professor Jabes Werner, um ícone da história e da educação na região, e a presença da Banda do 11º Batalhão de Polícia Militar.

MANHUMIRIM

Milhares de pessoas participaram das comemorações do 07 de setembro em Manhumirim. O desfile promovido pela Prefeitura Municipal - Secretaria de Educação, contou com a participação de todas as escolas das redes municipal, estadual e particular. Alguns clubes de serviços também desfilaram.

A Prefeita, Darci Braga, e o Secretário de Educação, Névio Batista Filho, acompanharam o desfile ao lado de vereadores, autoridades e lideranças.

CONCEIÇÃO DE IPANEMA

As Escolas Municipais e Estadual Governador Juscelino Kubitscheck realizaram um desfile cívico, na tarde desta sexta-feira (6), no centro da cidade de Conceição de Ipanema. Participaram também os grupos da terceira idade, folia de reis e Guarda Mirim.

O desfile teve o intuito de mostrar as riquezas e a cultura do Município, e o significado que a data tem para os brasileiros. Durante o mês foram trabalhados em sala de aula temas que destacavam as riquezas do município, a cultura e os ideais do Dia da Independência.

A Secretária de Educação Sandra Saar falou da realização do desfile. “Trabalhar a cidadania é sempre muito importante. Os alunos adotaram esse momento e é contagiante. Este é o momento em que a comunidade escolar mostra o seu lado cívico, que é construído em sala de aula com o trabalho realizado pelos professores, e nesta tarde podemos ver quanto foi envolvente esse desfile. Sem a união e empenho de todos não seria possível realizar esta festa. Gostaria de agradecer a todos os professores, funcionários, alunos, pais e toda a comunidade que não mediram esforços para realização deste desfile.” ressaltou Sandra.

O Prefeito Wilfried falou da importância do desfile e o resgate de uma antiga tradição do município. “Ao longo dos anos vem se perdendo a prática de comemorar uma data tão importante para nós e por isso é válido resgatarmos essa cultura que já foi tradição em nossa cidade. Vermos as escolas ensinando a importância do dia da Independência é muito bom”, destacou.

ABRE CAMPO

Alunos das escolas municipais e estaduais da sede e zona rural saíram às ruas e deram um show em suas apresentações em Abre Campo.

Cada escola apresentou um ou mais temas relacionados ao dia da Independência. Os alunos se destacaram nas marcações, balizas e com a fanfarra.

Além de autoridades locais, a comunidade compareceu em massa. Havia 32 anos que o município não promovia o desfile.

A Secretaria Municipal de Educação foi responsável pela organização. O Prefeito Márcio Victor acompanhou o desenvolvimento do desfile acompanhado de autoridades locais.

LAJINHA

O desfile de 07 de Setembro de Lajinha reuniu dezenas participantes e atraiu grande público. Foi realizado no domingo, dia 08. Estiveram presentes estudantes das escolas municipais, estaduais e particulares, entidades comunitárias e representantes de fanfarras convidados.

A caminhada cívica foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação. O prefeito Lúcio Sebastião, vereadores e secretários prestigiaram a cerimônia.

SERAFIM TIBÚRCIO EM MANHUAÇU

O Desfile Cívico de 7 de Setembro de Manhuaçu contou com a participação das escolas estaduais, municipais, particulares, clubes de serviço, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SUAP (Sistema Prisional) e Moto Clube. Também estiveram participando, as fanfarras de Manhumirim, Vilanova e São João do Manhuaçu.

O Departamento de Cultura promoveu a comemoração e o desfile teve como tema central, a história de Serafim Tibúrcio. A trajetória do coronel que criou sua própria moeda "Boró", que circulou por vinte e dois dias, o período da breve vida da "República Manhuassu" foi contada no trajeto do desfile.

O professor e historiador, Flávio Mateus dos Santos, disse que foi possível viver um momento de muita emoção, pois é o dia em que se comemora a Independência do Brasil. Ele diz que Serafim Tibúrcio veio trazer o progresso para a cidade, transformou todo o sentimento da população e relembrar esse "feito histórico" com um homem sonhador e muito corajoso é muito importante. "Hoje há a necessidade de se ter pessoas como Serafim Tibúrcio para trazer a esperança para o povo. Ao ser lembrado, 117 anos depois,  me orgulha muito, visto que fui o responsável pela pesquisa, elaboração e autor do livro ‘A República do Silêncio’", conta Flávio Mateus dos Santos.

A diretora do Departamento de Cultura, Marisa Helena destaca que ficou muito feliz com a presença das pessoas e a participação das escolas no desfile e fez questão de agradecer a todos pelo empenho, em especial a assessora, Graça da Silva.

O prefeito municipal, Nailton Heringer, elogiou o desempenho do desfile para recordar a história. "Fomos independentes por 22 dias e a região ficou conhecida. A participação de todas as entidades, Polícia Militar e outras instituições foi muito singular no desfile", frisou.

VEJA MAIS FOTOS DOS DESFILES NAS GALERIAS DO PORTAL CAPARAÓ

Eduardo Satil / Wenderson A. Vasconcellos / Carlos Henrique Cruz / Portal da Mata Abre Campo / Walter Luiz / José Carlos Lovantino / Valdir Vieira

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.