Portal Caparaó - Estrada até Laranja da Terra será asfaltada
Geral

Estrada até Laranja da Terra será asfaltada

05/12/2013 - Atualizado em 05/12/2013 12h36

Renato Casagrande assina a ordem de serviço

Empresário Dalton Heringer

Dirigentes da Coocafé

Prefeito Ademir Conrado e o secretário Guilherme de Martins Soares

Prefeita Darci Braga e o vice-presidente da Câmara de Manhumirim Ivan Caetano com o governador Renato Casagrande

LARANJA DA TERRA / IÚNA (ES) - As obras de pavimentação da estrada rural que liga a comunidade de Laranja da Terra, em Iúna, à Rodovia BR-262, começam nos próximos dias. O governador Renato Casagrande assinou a ordem de serviço para o início do asfaltamento do trecho com mais de 16 quilômetros de extensão, que atualmente é de terra batida, e faz a ligação com a MG-108, próximo a Areado, em Lajinha. As obras serão executadas por meio do Programa ‘Caminhos do Campo’.

A estrada começa na BR 262, na altura do quilômetro 192, e segue até a divisa com o Estado de Minas Gerais, na altura da Rodovia MG-108. O investimento do Governo do Espírito Santo nesta obra é R$ 10 milhões.

Além do governador capixaba, a visita teve a presença do Vice Givaldo Vieira, acompanhado do Prefeito de Iuna, Rogério Cruz e prefeitos de cidades vizinhas do Espírito Santo e Minas Gerais, entre eles, Ademir Conrado, de Martins Soares; Darcy Braga, Manhumirim; Carlos Henrique Emerick Storck, de Irupi; o vice prefeito de Lajinha Sérgio, vereadores capixabas e mineiros e dos Deputados Estaduais, Glauber Coelho e Josias Da Vitória.
“Realizamos este investimento para cumprir os princípios fundamentais do nosso Governo, que são levar  desenvolvimento para todas as regiões e beneficiar os que mais precisam. O trabalho realizado pelo Governo, por meio do Programa Caminhos do Campo busca dar as mesmas condições de quem mora nos grandes centros urbanos às pessoas que vivem nas regiões rurais do Espírito Santo”, afirmou o governador Renato Casagrande.
 “É com alegria que participo de mais uma realização do Governo do Estado, em Iúna, que vai beneficiar, principalmente, aqueles que há décadas alavancam a economia capixaba: o pequeno agricultor. O asfaltamento hoje autorizado vai potencializar ainda mais a produção do café na região, porque facilitará o escoamento do produto, vai oferecer mais dignidade para os moradores  para trabalhar e acessar aos serviços públicos”, salientou o vice-governador Givaldo Vieira.

O secretário da Agricultura, Enio Bergoli, ressaltou que a chegada do asfalto representa, além da facilidade no escoamento da produção, o acesso ao conhecimento e aos serviços de saúde e educação nessa região. “Até o fim de 2014 vamos chegar a quase 550 quilômetros de estradas rurais pavimentadas dentro do Programa ‘Caminhos do Campo’ desde 2011. Além do adeus à poeira e à lama, a pavimentação de vias rurais é grande indutora de novos negócios no campo, principalmente nas áreas de agroturismo e agroindústria.”, afirmou o secretário da Agricultura, Enio Bergoli.

Qualidade de vida

Para os moradores e trabalhadores da comunidade de Laranja da Terra, a pavimentação da estrada representa o aumento da autoestima da população e a melhoria da qualidade de vida.

“Esta região é grande produtora de café, eucalipto e gado de leite e corte. Na época de chuvas, não conseguimos entregar os produtos vendidos porque não tem como trafegar na estrada com lama e buracos”, afirmou Samuel Carlos Dias, gerente de fazendas da região.

“A chegada do asfalto vai trazer muitos benefícios para nossa comunidade, inclusive para os professores virem dar aula na época de chuvas. Este é um sonho antigo que se realiza para melhorar nossa qualidade de vida e trazer mais desenvolvimento para nossa região”, declarou a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Moisés Heringe’, Regina Maria Andrade de Souza, que também é moradora da comunidade de Laranja da Terra.

Programa ‘Caminhos do Campo’

‘Caminhos do Campo’ é o programa de pavimentação de estradas rurais desenvolvido pela Seag. O objetivo desse projeto é adequar e revestir as estradas rurais capixabas, priorizando as áreas de maior concentração de agricultura familiar, para melhorar o escoamento da produção e reduzir os custos e as perdas dos produtos perecíveis.

Além disso, o programa pretende aumentar o fluxo de visitantes no meio rural e a quantidade de propriedades aptas ao agroturismo. O Programa Caminhos do Campo está beneficiando os produtores rurais capixabas e levando desenvolvimento para todo o Estado do Espírito Santo.

Jailton Pereira - Com Secretaria de Comunicação ES

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.