Portal Caparaó - Três novas paróquias: Durandé, Martins Soares e Orizânia
Geral

Três novas paróquias: Durandé, Martins Soares e Orizânia

10/01/2014 - Atualizado em 10/01/2014 16h21

Paróquia de Durandé

Bispo Dom Emanuel Messias

Paróquia de Martins Soares

CARATINGA (MG) - O bispo diocesano, dom Emanuel Messias de Oliveira, presidiu eucaristias para a instituição de três novas paróquias na região: Orizânia, Durandé e Martins Soares.

ORIZÂNIA

Em Orizânia, na noite de sábado, 4, centenas de fiéis compareceram ao pátio da nova matriz de São Sebastião, onde foi celebrada a eucaristia. Durante sua homilia, o bispo diocesano ressaltou a importância da participação na vida da comunidade e lembrou o carinho com que a diocese de Caratinga analisou o pedido de criação da nova paróquia.

“Sobre nova direção e lideranças, as comunidades realmente mostraram interesse e agora têm uma nova força pastoral”, disse o bispo. Na mesma ocasião, dom Emanuel deu posse ao primeiro pároco de Orizânia, padre Christian Moreira Coelho. “É o início de um novo tempo”, afirmou o bispo.

DURANDÉ

Já na manhã de domingo, 5, dom Emanuel instalou a paróquia São Sebastião, de Durandé. Dom Emanuel leu o decreto de criação da paróquia e a provisão do responsável por ela, apresentando à comunidade seu primeiro administrador paroquial, padre Joaquim Rocha de Calais, e também o diácono Raniel Carlos, que realizará seu estágio diaconal na paróquia.

VEJA FOTOS EM DURANDÉ

Acompanharam a cerimônia dez padres, entre diocesanos e religiosos Sacramentinos de Nossa Senhora. Cerca de 1500 fiéis, satisfeitos com a realização deste sonho, acompanharam a celebração, realizada em frente à nova matriz de São Sebastião.

MARTINS SOARES

Ainda no domingo, 5, o bispo instalou a paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Martins Soares. A missa foi celebrada às 18 horas e foi presidida pelo bispo e concelebrada por quatro padres sacramentinos.

VEJA FOTOS DE MARTINS SOARES

Assim como em Orizânia e Durandé, dom Emanuel leu o decreto de criação da paróquia e apresentou o administrador paroquial, padre Calais, e o diácono Raniel, que também atenderão esta paróquia.

Padre Joaquim Calais repetiu as palavras do papa Francisco quando chegou ao Brasil, dizendo: “não trago ouro nem prata, mas trago o que tenho de  mais precioso: Jesus Cristo”. Agradeceu a todos os fiéis presentes e aos padres sacramentinos pela acolhida e fraternidade, ressaltando o maravilhoso trabalho missionário feito por eles, com as comunidades, através de toda a dinâmica pastoral realizada na paróquia de Manhumirim, principalmente com os grupos de reflexão.

Após a missa, houve momento de confraternização, quando foi servido um lanche. A festa continuou com um lindo show na praça da nova paróquia.

Com informações da Diocese de Caratinga - portalcaparao@gmail.com

Fotos de José Renato Huebra e Maysa Gonzaga e Valdir Vieira

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.