Portal Caparaó - Cursos técnicos de graça em Manhuaçu
Geral

Cursos técnicos de graça em Manhuaçu

24/01/2008 - Atualizado em 25/01/2008 20h26

Estão abertas as inscrições para o Programa de Educação Profissional (PEP) do Governo de Minas Gerais. Em Manhuaçu, há vagas no Senac para os cursos técnicos de Enfermagem e de Gestão Empresarial, enquanto o Centro Educacional de Manhuaçu (CEM) foi credenciado para o curso Técnico em Informática.

“Esta é uma necessidade do Estado e não apenas uma política pública. A educação profissional bem elaborada é muito importante para o mundo do trabalho”, explica a gerente do Programa, Grace Freitas Canielo. O objetivo do PEP é ampliar as oportunidades de formação profissional de nível técnico e deverá atender a crescente demanda dos jovens mineiros, entre 18 e 24 anos, por mais e melhores oportunidades de acesso a esse tipo de ensino.

O Centro de Formação Profissional do Senac e Centro Educacional de Manhuaçu integram a Rede Mineira de Formação Profissional composta por instituições privadas credenciadas, instituições públicas conveniadas e de algumas escolas da rede estadual de ensino.

“A matrícula efetiva na educação profissional da rede estadual em Minas, hoje, é de 3.638 alunos. Com o PEP, vamos mudar substancialmente esse quadro”, afirma o secretário-adjunto de Estado de Educação, João Antônio Filocre. Segundo ele, em 2010, o Programa de Educação Profissional vai oferecer formação técnica de nível médio para 110 mil jovens e, em 2008, 30 mil novas vagas para cursos técnicos serão oferecidas nas modalidades concomitante e subseqüente (pós-médio) nas escolas conveniadas e credenciadas, e 6,6 mil vagas serão ofertadas na modalidade integrada ao ensino médio em escolas da rede estadual.

Serão oferecidos pelo PEP cursos nas áreas de artes, comércio, comunicação, design, gestão, imagem pessoal, lazer e desenvolvimento social, meio ambiente, transportes, turismo e hospitalidade, geomática, informática, recursos pesqueiros, agropecuária, construção civil, indústria, mineração, química, saúde e telecomunicações.

INSCRIÇÕES ABERTAS EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) credenciou escolas particulares para oferecer os cursos. As inscrições para os cursos profissionalizantes da rede estadual de ensino em instituições privadas credenciadas pela SEE podem ser feitas até 31 de janeiro de 2008 no site da SEE: www.educacao.mg.gov.br. Podem se candidatar às vagas oferecidas pelo PEP todos os jovens já matriculados no 2º e 3º anos do ensino médio nas escolas estaduais e os jovens de 18 a 24 anos que já concluíram o ensino médio em qualquer rede.

Nas instituições credenciadas serão oferecidos 75 cursos em 12 áreas de formação profissional: mineração, turismo e hospitalidade, indústria, agropecuária, saúde, comércio, construção civil, gestão, meio ambiente, química, informática e imagem pessoal. Ao todo, 37 instituições privadas credenciadas oferecerão os cursos em 97 municípios. Haverá exame de seleção de alunos, no período de 11 a 15 de fevereiro, nas instituições em que o número de interessados for maior que o de vagas.

Em outubro, a Secretaria de Estado de Educação realizou um cadastramento prévio para conhecer a demanda: áreas, município e turnos de interesse dos cursos. Para os alunos que fizeram este cadastramento, basta informar o número do CPF. Quem não fez o cadastramento também pode se inscrever.

CURSOS EM MANHUAÇU

Em Manhuaçu, o Senac oferecer o curso Técnico em Enfermagem com carga horária total de 1.350 horas/aula. São 25 alunos durante a manhã e outros 25 à noite. O outro curso da unidade é de Técnico em Gestão Empresarial com 25 vagas nos períodos de manhã, tarde e noite com 1.000 horas/aula. No CEM, são 1.200 horas/aula no curso de Técnico em Informática com turmas de 50 alunos nos três turnos.

Na região, a outra cidade com cursos é Caratinga. A Unec foi credenciada com cursos de Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Radiologia Médica.   Carlos Henrique Cruz - 24/01/08 - 08:02 - portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.