Portal Caparaó - Exposição Nacional de Orquídeas
Agronégocios

Exposição Nacional de Orquídeas

07/03/2014

PEDRA AZUL / DOMINGOS MARTINS (ES) - Destaque no cultivo de orquídeas, a região de montanhas do estado do Espírito Santo, terá o primeiro evento nacional para os apaixonados pela planta. A 1.a exposição Nacional de Orquídeas Villaggio d’Italia, que acontecerá de 14 a 16 de março, em Pedra Azul, Domingos Martins, contará com palestras de especialistas e exposição de belas flores.

Orquidófilo com mais de 20 anos de experiência no estudo das orquídeas, Luiz Carlos Valentini, é presença confirmada na exposição. O evento é aberto ao público e será realizado no Orchidário Villaggio d’Italia, no km 96 da BR 262, em Pedra Azul, Domingos Martins.

O cultivo de orquídeas será tema da palestra do orquidófilo no dia 15 de março, às 16h, e no dia 16, às 11h. “Na ocasião, vamos discutir a influência do ar, da água e da luz no cultivo das orquídeas.

Serão dicas interessantes para os amantes da flor e orquidófilos”, pontua Valentini.

O local adequado para a planta, as precisões de cada espécie e dicas sobre adubação também estarão entre os temas abordados. “A adubação, os cuidados específicos para cada região e condições climáticas também são pontos fundamentais para o sucesso do cultivo”, lembra o orquidófilo. Em 1h30 de palestra, o especialista em orquídeas também abrirá espaço para um bate-papo para que os participantes possam compartilhar informações e esclarecer dúvidas.
 
Os floricultores capixabas que trabalham com a produção de orquídeas terão a oportunidade de mostrar o seu trabalho.

O objetivo é dar visibilidade aos produtores de orquídeas e funcionar como um atrativo das Montanhas Capixabas, disseminando a cultura de consumo e utilização dessas flores, além de promover a movimentação de negócios no próprio evento que espera receber cerca de 5 mil pessoas. “As orquídeas são um dos grandes atrativos de Pedra Azul. E um dos objetivos de trazer o Orchidário às Montanhas é tornar o consumo da planta algo constante e difundido. Queremos quebrar a sazonalidade da demanda”, explica o orquidófilo e organizador da exposição, Heron Gonçalves.
 
Além de conhecer as diversas espécies de orquídeas que estarão na exposição, os visitantes poderão conferir peças de artesanato alusivas às orquídeas e pratos executivos temáticos preparados especialmente para a ocasião pelo restaurante do Centro Cultural Villaggio d’Italia.
 
Exposição

Aberta ao público, a exposição contará com 20 stands, que vão reunir exemplares desde espécies puras a híbridos raros. As espécies expostas serão avaliadas e premiadas por uma banca examinadora, formada por três juízes, e premiadas de acordo com categorias determinadas para cada espécie. A premiação se divide em catorze categorias: Cattleya Guttata Tipo; Cattleya Guttata Variedades; Cattleya Labiata Tipo; Cattleya Labiata; Cattleya Labiata Variedades; Cattleya Velutina; Cattleya Velutina Variedades; Micro Orquídeas; Botânica; Híbrido Asiático; Cattleya Híbrida; Voto popular; Raridades, e Melhor Planta da Exposição.
 
A planta ganha destaque na floricultura capixaba e no cenário nacional, tendo sido responsável pela movimentação de R$ 13 milhões em negócios no ano passado no Espírito Santo. Além de produtores locais, o evento vai receber orquidófilos de vários estados, como Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A Organização é do Orchidário Villaggio d’Italia e tem o Patrocínio da Prefeitura de Domingos Martins, do Alpes Hotel e da Agrovia, com apoio institucional do Grupo Izoton, ATPA (Associação Turística de Pedra Azul), Montanhas Capixabas Conventions & Visitors Bureau e da SEO (Sociedade Espiritossantense de Orquídeas). A divulgação oficial é do Jornal O Noticiário, Portal Montanhas Capixabas e Rádio FMZ.

Informações: (28) 9.9925-0415 - www.villaggioditalia.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.