Portal Caparaó - Caravana da Participação ouve demandas da região
Política

Caravana da Participação ouve demandas da região

14/03/2014 - Atualizado em 14/03/2014 15h31

MANHUAÇU (MG) - O ex-ministro de Desenvolvimento e pré-candidato ao governo de Minas, Fernando Pimentel, lançou em Manhuaçu, nesta quinta-feira, 13, a “Caravana da Participação: a gente quer saber o que é melhor pra você”. Na agenda, reuniu-se com lideranças empresariais, encontrou-se vereadores, prefeitos e políticos e por fim reuniu-se com cafeicultores e diversos representantes de cidades da região.

Fernando Pimentel foi recebido no aeroporto regional de Santo Amaro de Minas numa comitiva formada por lideranças do Partido dos Trabalhadores, o Prefeito de Manhuaçu, Nailton Heringer, o vice-prefeito Dr. Gulivert Oliveira, os prefeitos José Geraldo - Zé do Nubim (Santa Bárbara do Leste), José Carlos Pereira (Luisburgo) e João Batista Marçal (Mutum), além do presidente da Câmara de Manhuaçu Maurício Júnior, vereadores e secretários municipais.

A segunda parte da visita foi um almoço com lideranças empresariais e políticas no Manhuaçu Shopping. Fernando Pimentel estava acompanhado dos deputados Padre João, Rogério Corrêa, Durval Ângelo, Odair Cunha (presidente do PT em Minas Gerais), Reginaldo Lopes, Gabriel Guimarães e Paulo Lamac.

DEMANDAS

A Caravana da Participação irá percorrer todas as regiões de Minas Gerais. Durante as reuniões promovidas em Manhuaçu, Pimentel fez questão de evitar a apresentação de propostas de governo. O foco, segundo ele, é o diálogo com a sociedade civil para elaborar, de forma coletiva, o plano de governo que será apresentado à população. “O plano de governo só será bom se for fruto de um processo de ouvir as pessoas. Estamos começando em Manhuaçu um grande ciclo de caravanas com o objetivo de ouvir o que o povo quer. Queremos saber o que é melhor para os mineiros, do ponto de vista de saúde, educação, segurança, infraestrutura. Ouvir as demandas, os desejos, os sonhos dos mineiros e, a partir daí, construir um bom programa para ser apresentado”, pontou.

Ainda na primeira parte da reunião, Fernando Pimentel recebeu demandas da Administração do Prefeito Nailton Heringer, entre elas, a necessidade de construção de um hospital regional em Manhuaçu. Outro tema foi a importância de credenciar o Hospital César Leite para serviços de alta complexidade e até criar uma nova macrorregião de saúde.

Ao encontrar-se com empresários, os dirigentes da Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios (ACIAM) apresentaram as demandas relacionadas a tributação, a guerra fiscal promovida por estados vizinhos e a falta de um projeto de desenvolvimento para alavancar a economia da Zona da Mata, em especial a microrregião de Manhuaçu.

O pré-candidato do PT mineiro, também alfinetou os atuais gestores estaduais. Ao ser questionado sobre a principal demanda da população, ele afirmou: “A primeira necessidade do povo mineiro é ser ouvido. Os agentes públicos têm que sair do conforto de seus gabinetes e vir até o povo, ouvir as demandas dos trabalhadores e dos moradores de todas as regiões. As manifestações das ruas, no ano passado, mostraram essa carência”.

Sobre a escolha da cidade de Manhuaçu para o início das caravanas, Fernando Pimentel usou o simbolismo das montanhas da Serra do Caparaó como mensagem. “Aqui tem uma característica importante do ponto de vista econômico, cultural e geográfico. É uma região com realidades distintas do Estado e tem algo que simbolicamente é muito importante, que é a Serra do Caparaó com o Pico da Bandeira, que, durante muitos anos, foi o ponto mais alto do Brasil e ainda é o mais alto ponto de Minas Gerais. Existe um lado simbólico também nisso. Estar aqui quer dizer que enxergamos longe e essa mensagem que queremos passar aos mineiros: que estamos atentos às suas demandas”.

VIOLÊNCIA

Fernando Pimentel adiantou que recebeu demandas de lideranças políticas e empresariais com relação a saúde e educação. Além disso, citou que foram apresentadas dificuldades dos pequenos municípios com relação a infraestrutura, geração de emprego e de renda e a necessidade de diversificação da agricultura.

No campo da violência, o ex-ministro confirmou que os primeiros contatos já mostram a segurança como uma demanda prioritária da população de Minas Gerais. “A polícia se desdobra, mas não consegue cumprir tudo aquilo que precisa. Tenho escutado um clamor muito forte, mas não quero apresentar propostas agora. A ideia das caravanas é justamente levantar as demandas e, em seguida, propor soluções”.

A visita do petista com a Caravana da Participação culminou com um grande encontro na União Bancária Atlética (UBA). Na audiência pública, foram encaminhadas várias demandas apresentadas por sindicatos, associações, prefeituras e câmaras da região.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.