Portal Caparaó - Conferência de Defesa Civil escolhe delegados
Geral

Conferência de Defesa Civil escolhe delegados

20/03/2014

MANHUAÇU (MG) - Gestão integrada de riscos e resposta a desastres, integração de políticas públicas relacionadas à proteção e à Defesa Civil, gestão do conhecimento em proteção e defesa civil, mobilização e promoção de uma cultura de proteção e defesa civil na busca de cidades resilientes foram temas amplamente discutidos durante a 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil.

O evento aconteceu na última sexta-feira, 14, com a participação dos municípios de Caputira, Luisburgo, Manhumirim, Matipó e Manhuaçu na busca do fortalecimento das ações, para a implementação de uma política voltada para um processo contínuo e participativo, onde todos possam dar a parcela de colaboração.

A abertura do evento contou também com a participação dos secretários municipais,João Batista Hott (Administração), Sandro Tavares (Agricultura), Ten.Erasmo (representando o comandante do 11º B.P.M.), Ten. Xerxes (Polícia Militar de Meio Ambiente), Geraldo Rhodes (vice prefeito de Luisburgo), Sgt.Júlio Márcio, Sgt.Freitas (Corpo de Bombeiros), Sávio Rodrigues (representando o presidente da Câmara Municipal), coordenadores de COMDEC dos municípios participantes e demais seguimentos da sociedade civil.

Os participantes definiram bem que o objetivo era construir e estabelecer dialógos, com ênfase nas políticas que atendam as necessidades da socieadade, a fim de fortalecer as ações, a participação, o controle social e a integração das políticass públicas do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. Também o envolvimento de agentes governamentais e não governamentais em todos os níveis, para a elaboração de planos de emergência, distribuir responsabilidade pela defesa ou proteção civil governamental e buscar sempre o envolvimento da sociedade.

Para que os participantes pudessem ficar bem afinados, além dos eixos temáticos duas palestras foram realizadas. A professora e coordenadora da Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável da Regional Leste, Maria Aparecida Salles Franco destacou sobre o programa Cidades Resilientes e Sustentáveis. A segunda palestra sobre Aspectos da Proteção da Defesa Civil foi ministrada pela pedagoga e Coordenadora Municipal de Proteção e Defesa Civil de Manhuaçu, Vininha Nacif.

Segundo ela, a conferência serviu também para acrescentar e fortalecer tudo aquilo que está ligado no campo de Defesa Civil, nos municípios circunvizinhos e, como agir junto a população numa situação emergencial. "Esse evento serviu para a integração entre os entes federados. Com a participação dos municípios vizinhos, temos a certeza de que virá o fortalecimento do trabalho e até mesmo conquistas para nós", ressalta Vininha Nacif.

Representatividade de cada município

Em abril estará acontecedo a Conferência Estadual em Belo Horizonte,onde todas as propostas elaboradas e votadas estarão sendo discutidas em plenária. Se houver aprovação ou junção de algumas, seguirá para a Conferência Nacional, em Brasília.

No final da conferência foram escolhidos os delegados que participarão da etapa estadual, da qual sairão os representantes do Estado para a conferência nacional.

Os delegados escolhidos têm a seguinte representatividade: Vininha Nacif e Eubert Silveira Lima( Poder Público) Maurílio Knupp(Suplente); Francislei Melo e José Carlos Andrade( Conselho de Políticas Públicas); Leandro de Assis Ramalho e Adriana Tavares(Sociedade Acadêmica); Celso Adriano, Flávio Lacerda e Benoni da Paixão (Sociedade Civil).

Para a coordenadora da 1ª Conferência Intermunicipal de Defesa Civil, Vininha Nacif todos os municípios participantes ficaram com representatividade, para juntos, debaterem os diversos assuntos de defesa civil e ação pela vida, na Conferência Estadual.

portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.