Portal Caparaó - Maurício Júnior ressalta conquista do SAMU para Manhuaçu
Geral

Maurício Júnior ressalta conquista do SAMU para Manhuaçu

04/04/2014 - Atualizado em 04/04/2014 08h44

Presidente Maurício Júnior argumentou com o coordenador estadual de urgência e emergência Razível dos Reis

No ano passado, solicitação foi entregue ao vice-governador Alberto Pinto Coelho...

... e também ao então Secretário de Saúde Antônio Jorge

MANHUAÇU (MG) - Em reunião decisiva para a definição de quantas ambulâncias e quais municípios serão atendidos na região pela rede móvel de urgência e emergência, o Presidente da Câmara, Maurício de Oliveira Júnior, e o Prefeito Nailton Heringer conseguiram alterar a proposta do Governo, ampliando, de duas para quatro, as ambulâncias a serem disponibilizadas em Manhuaçu para o funcionamento do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

O funcionamento do SAMU em Manhuaçu é uma bandeira erguida pelo Presidente Maurício Júnior desde o início do atual mandato. No ano passado, ele entregou requerimento ao então Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge e ao vice-governador Alberto Pinto Coelho, solicitando que o procedimento fosse agilizado, já que a área de Carangola e Muriaé já estava sendo contemplada.

Na reunião desta quarta, mais uma vez, Maurício Júnior se empenhou, evidenciando a forte demanda por atendimento existente na região, em razão da quantidade de pessoas residentes e do alto índice de acidentes registrados nas duas rodovias federais que permeiam o município. A partir destas justificativas, conseguiu-se dobrar o número de ambulâncias.

Os demais prefeitos e secretários de Saúde presentes também fizeram uso da palavra, fazendo suas reinvindicações para o setor, relatando as dificuldades vivenciadas em seus municípios, como o atendimento aos distritos, por exemplo. A região ampliada Leste do Sul compreende uma população de 669.999 habitantes, mas mais da metade de número está na microrregião de Manhuaçu.

Maurício Júnior destacou que “desde o início do mandato temos lutado por esta implantação, por entendermos que a demanda é muito grande. O Corpo de Bombeiros realiza um trabalho hercúleo, mas, o SAMU possui um atendimento mais especializado, reforçando consideravelmente estas ações de socorro para se salvar vidas. Em momentos anteriores, tive a oportunidade de estar com o Governador Anastasia, o então Secretário Estadual de Saúde, Dr. Antônio Jorge, e os Deputados Federal, Renzo Bráz, e Estadual, Bráulio Braz, pleiteando este serviço. Estavam previstas para Manhuaçu uma ambulância avançada, com médico, desfibrilador e demais equipamentos, e outra para atendimento básico. Fizemos esforços em Ponte Nova, juntamente com o Prefeito de Manhuaçu, e conseguimos dobrar. Então, na verdade, para Manhuaçu virão quatro ambulâncias, duas de cada tipo".

Ainda de acordo com o vereador, uma das ambulâncias deverá ficar no Distrito de Realeza, em razão do entroncamento das rodovias. "As ambulâncias atenderão também às cidades vizinhas. Trata-se de um programa do Governo Federal, com participação do Governo Estadual e contrapartida do Governo Municipal. O atendimento médico especializado de emergências é um grande ganho para Manhuaçu”, concluiu Maurício Júnior.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.