Portal Caparaó - ACIAM se reúne com Grupo Líder
Economia

ACIAM se reúne com Grupo Líder

17/04/2014 - Atualizado em 17/04/2014 17h54

MANHUAÇU (MG) - Durante reunião, na quinta-feira, diretores da ACIAM e empresários conheceram os projetos do Grupo Líder em Manhuaçu e na região de Santo Amaro e Realeza. O encontro foi promovido na sede da União Bancária Atlética (UBA), antes da palestra promovida pela FACIG, com o empresário Carlos Carneiro, presidente do Grupo Líder.

No encontro, os empresários puderam conhecer um pouco da trajetória do engenheiro civil Carlos Carneiro Costa, Presidente do Grupo Líder, além dos projetos que tem liderado na região.

O engenheiro civil formado em 1962 pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Carlos Carneiro Costa, iniciou sua atuação profissional logo após a conclusão do curso universitário, inicialmente construindo e incorporando como pessoa física. Mais tarde, em 1969, fundou a Construtora Líder, em Belo Horizonte, empresa tem em seu portifólio mais de 250 empreendimentos, três milhões de metros quadrados construídos, 10 mil apartamentos, 2.500 unidades comerciais, cinco hotéis, quatro Shopping Centers e um hospital com 70 mil m² (Life Center). Carlos Carneiro talvez seja o engenheiro que mais construiu casas e prédios na história recente de Belo Horizonte.

PROJETOS

Além de Carlos Carneiro, o grupo de profissionais apresentou o projeto estrutural, arquitetônico e urbanístico para a área a ser loteada na região de Santo Amaro e Realeza. A previsão é de 220 lotes, sendo 15 áreas comerciais.

Luiz Carlos de Sá, consultor e um dos investidores parceiro da construtora Líder, destacou que esta obra não acontecerá em um “passe de mágica”, pois demanda muito trabalho e estudo. “Serão dezenas de empreendedores investindo em Manhuaçu e certamente essa cidade será o maior canteiro de obras do país” - ressaltou Luiz Carlos.

A área total tem quase quatro milhões de metros quadrados, sendo 1,6 milhões de terreno passível de ocupação e dois milhões de área preservada.

Luiz Carlos de Sá destacou que o empreendimento irá atingir um raio de 300 km atendendo um público de 35 milhões de pessoas. Ele ressaltou que o foco não é a cidade de Manhuaçu, mas a condição estratégica que a cidade possui. Nesse raio, estão as capitais de Minas Gerais e do Espírito Santo.

O consultor citou os casos de cidades como Uberlândia (MG) e Caruaru (PE) para exemplificar a visão que têm para a região. “Caruaru vem exercendo um importante papel centralizador no agreste e interior pernambucano, concentrando o principal polo médico-hospitalar, acadêmico, cultural e turístico da região. Já Uberlândia se tornou a capital nacional da logística por ter fácil ligação aos principais mercados do país e do mundo”.

CRESCIMENTO E ATENÇÃO

Os empresários ressaltaram que o projeto poderá trazer beneficio para a cidade, gerando empregos e aquecendo o comércio da região. O projeto prevê a construção a médio e longo prazo de 400 galpões comerciais para instalação de armazéns, depósitos e indústrias, a construção de condomínios residenciais, áreas comerciais e a instalação de um grande shopping center.

Apesar dos elogios e investimentos privados, houve uma manifesta preocupação com a atuação do poder público. Autoridades e lideranças reforçaram que o município tem que preparar infraestrutura para atender a atual população e o possível crescimento anunciado para os próximos anos, especialmente em questões de abastecimento de água, trânsito, segurança, limpeza urbana, educação, saúde e lazer. “Não basta comemorarmos os novos empreendimentos, é preciso garantir qualidade de vida para quem já mora aqui e para os futuros moradores”, pontuou.

No mesmo sentido de impacto e desenvolvimento, o grupo informou que tem um projeto para empreendimento na cidade. Esse ainda está em fase inicial de estudos.

O Presidente da ACIAM, Antônio Carlos Xavier da Gama, elogiou os planos arrojados do Grupo Líder para a região e ressaltou que a ACIAM atua para que as empresas de Manhuaçu sejam parceiras no novo empreendimento.

MAIS PROJETOS

O vice-presidente da ACIAM, André Farrath, anunciou que a entidade está oferecendo consultoria aos seus associados para recuperação de verbas indevidas recolhidas à Previdência Social.

Ainda durante o encontro, ele anunciou que a empresa Ecolife está criando uma nova empresa, a Ecoman, com especialização na terceirização da coleta de resíduos sólidos.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.