Portal Caparaó - Encontro Nacional da Família Berbert começa hoje em Manhuaçu
Geral

Encontro Nacional da Família Berbert começa hoje em Manhuaçu

18/04/2014

MANHUAÇU (MG) - Acontece nesse fim de semana, em Manhuaçu, o encontro da Família Berbert que tem o objetivo de manter a valorização da família como tradição daqueles que deixaram o legado da verdadeira união.

O momento também será singular para celebrar os 190 anos da imigração alemã da família Berbert na região. Por isso uma comemoração muito especial está sendo preparada, por uma comissão que foi escolhida para preparar a festa, que terá início nesta sexta-feira, 18 até o dia 20, no Hotel Chácara, em Manhuaçu.

O 1º encontro aconteceu no ano passado em Marinalva (PR), com a presença de ascendentes, descendentes de diversas regiões do País. Lá ficou decidido que o II encontro seria realizado em Manhuaçu, devido ao grande número de parentes na região de Lajinha, Mutumzinho, São Pedro, Vilanova, Simonésia, São José do Mantimento, Reduto, Alto Jequitibá, Manhumirim e de outros 14 estados do Brasil.

Diversas reuniões aconteceram, bem como o uso das redes sociais para planejar todo o trabalho e como deveria ser o encontro nacional, já que em agosto do ano passado aconteceu em Vila Nova, o encontro regional da família Berbert, que contou com a presença de 130 pessoas, de diversas localidades.

A comissão organizadora estima que, para o II Encontro Nacional muitos integrantes da Família Berbert do Rio de janeiro, Paraná, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Minas Gerais já confirmaram presença no evento. Está confirmada a presença de um membro da família, que é considerado o "patriarca Berbert", que reside no Pará, está com 85 anos e bem disposto a viver a vida intensamente.

Na sexta-feira, dia 18, a abertura do encontro contará com a presença de 200 pessoas da família, para a noite de talentos. No sábado pela manhã, os "Berbert" estarão conhecendo a região do Caparaó: Tronqueira, Vale Verde e Cachoeira Bonita. À noite, os participantes de outros regiões do Brasil poderão conhecer as tradições mineiras, pois estará acontecendo a noite caipira. No domingo, o encontro encerrará com um delicioso almoço.

HISTÓRIA DE VIDA QUE VEIO DE LONGE

Extra oficialmente, a família Berbert veio para o Brasil em 1822. Heinrich Berbert veio com seus pais e quatro irmãos foram para a região de Ilhéus (BA). Lá ele começou a plantar cacau e, se tornou o primeiro produtor de cacau no Brasil. Ele foi chamado o "Rei da floresta" por um Príncipe austríaco que esteve no Brasil.

Em julho de 1823, Peter Berbert veio para o Brasil no navio Argus, juntamente com outros alemães. Ele veio com sua mulher e seu filho Philipp, do qual muitos Berbert de Reduto e Manhumirim são descendentes. Também muitos Sathler são descendentes de Margaretha Berbert, a primeira filha de Philipp, casada com Johann Sathler.

Já os alemães chegaram ao Brasil no dia 13 de janeiro de 1824 e, logo após nasceu o segundo filho de Peter Berbert chamado Adam. Deste Adam (Adão) é que descende a maioria dos Berbert de nossa região e, também do Paraná. Os alemães foram enviados para Nova Friburgo e, lá chegaram no dia 5 de maio de 1824. Peter teve sete filhos dos quais seus descendentes estão espalhados pelo Brasil afora. Os Berbert descendentes, principalmente de Adam vieram para Manhuaçu e região e formaram suas famílias das quais destacamos: Magdalena Elizabeth Berbert que foi casada com Conrado Jorge Heringer, dos quais descendem muitos Heringer, João Pedro Berbert cuja grande descendência está em São José do Mantimento e São Pedro do Avaí.

Os descendentes de Henrique Eduardo Berbert fixaram-se em Lajinha, Mutunzinho e, alguns estão em São Pedro. São mais de 190 anos da presença dos Berbert no Brasil.

De acordo com os organizadores do evento, o II encontro será marcante. "O 2º Encontro Nacional vai coroar com júbilo a união da família, o respeito, a admiração e agregar valores que hoje são esquecidos. Para nós será uma data muito especial", disse uma das organizadoras Loide Heringer.

Com informações da família - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.