Portal Caparaó - Conferência de Saneamento Básico de Manhuaçu
Agronégocios

Conferência de Saneamento Básico de Manhuaçu

29/04/2014 - Atualizado em 29/04/2014 01h15

MANHUAÇU (MG) - A comissão responsável pela elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico realiza nesta terça-feira (29) a conferência municipal. O evento acontece a partir das 18h30, no Auditório do Colégio Tiradentes.

Este será mais um passo importante e acontece logo após as pré-conferências em nove distritos de Manhuaçu. Como o projeto está sendo elaborado para 20 anos, a fim de atender a diretriz do Programa de Universalização do Saneamento, que passa  ser uma exigência legal para o acesso a recursos federais destinados ao saneamento a partir desse ano, torna-se importantíssima  a participação de toda a sociedade. 

A reunião da próxima terça terá o objetivo de congregar todos os delegados  eleitos nas nove pré-conferências nos distritos e localidades. Também será o momento para que toda a população se mobilize, bem como a sociedade civil organizada, para a realização da leitura comunitária do saneamento no município.

O processo para a seleção e hierarquização do município para contratação dos planos foi realizado pelo IBIO - AGB Doce, com o apoio do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Manhuaçu (CBH Manhuaçu), que tem realizado um importante trabalho de mobilização junto aos gestores municipais.

Em Manhuaçu, a empresa Vallenger Engenharia  é a responsável pela execução do Plano Municipal de Saneamento Básico. Todo o trabalho é avaliado e inspecionado pelas equipes, que realizaram as pré conferências nos setores rural e urbano.

PARTICIPAÇÃO POPULAR

O Plano Municipal de Saneamento Básico foi elaborado com ampla participação de toda a comunidade  organizada. Entre os critérios a serem observados e apontados pelos moradores de todas as comunidades, estão o baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), elevado índice de doenças de veiculação hídrica, baixa cobertura de abastecimento de água, baixo índice de coleta urbana de esgoto e resíduos sólidos. Além disso, a incidência de enchentes ou alagamentos na área urbana, inexistência de outros investimentos para estudos e projetos destinados ao Plano de Saneamento Básico.

De acordo com o secretário executivo do Plano Municipal de Saneamento Básico, Elieser Ribeiro, por onde a equipe passou realizando as pré conferências, muitas opiniões, ideias relevantes surgiram para o enriquecimento e elaboração do Plano de Saneamento Básico. "Por essa razão será importante a participação da sociedade organizada na reunião para que possamos coroar parte do nosso trabalho", ressalta Elieser Ribeiro.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.