Portal Caparaó - Encontro cria fórum permanente de cultura
Entretenimento

Encontro cria fórum permanente de cultura

29/05/2014
 

MANHUAÇU (MG) - Para discutir propostas de fortalecimento dos principais eventos, que movimentam os 20 municípios integrantes da Microrregião de Manhuaçu, por meio do turismo regional e, agora através do programa “Minas Território da Cultura”, o Departamento Municipal e Cultura de Manhuaçu promoveu no fim de semana o 1° Fórum Permanente de Cultura da Microrregião. O objetivo foi discutir a descentralização e regionalização das ações voltadas ao turismo regional.

No final de semana, representantes dos municípios de Abre Campo, Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caparaó, Caputira, Chalé, Durandé, Lajinha, Luisburgo, Manhuaçu, Manhumirim, Martins Soares, Matipó, Pedra Dourada, Reduto, Santa Margarida, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu, São José do Mantimento e Simonésia pontuaram propostas para a construção coletiva de políticas públicas e integração das esferas municipal, estadual e federal.

Os diretores de departamentos de Cultura fizeram mapeamento das potencialidades, vocações e demandas de cada município. Dentre as inúmeras propostas escolhidas estão arte cênica, música, folclore, festa religiosa, gastronomia, festividade, recitório de poesias, artesanato (potencial da população) e desfile.

Segundo a coordenadora do 1º Fórum Permanente de Cultura da Microrregião e diretora de Cultura de Manhuaçu, Mariza Helena Klein, as discussões aceleraram pontos considerados fundamentais para articulação em busca de meios que possam fortalecer todas as cidades, que possui pontos turísticos atraentes para visitação.

Segundo ela, o evento serviu para apontar necessidades e ainda proteger os locais considerados como atração no circuito turístico. “Isso nunca aconteceu na nossa região. Esse ano, a Secretaria de Estado de Cultura repassou a responsabilidade para as Microrregiões realizarem o fórum. Manhuaçu, como cidade polo, ficou responsável pela coordenação do deste evento”, detalha Marisa Helena, que vai coordenar todos os encontros em Manhuaçu.

Ainda durante o encontro, foi eleita uma comissão formada por Rafael Santana Faria (Caparaó - Presidente), Mariza Helena (Manhuaçu - 1a Suplente) e Sandro Ribeiro Gonçalves (Manhumirim – 2° Suplente). As propostas elaboradas e aprovadas serão levadas pela comissão para o encontro estadual, que acontecerá em agosto na capital mineira. O objetivo será difundir o que é mais relevante, bem como o que de bom possui cada município a ser explorado no aspecto cultural.

Com informações da Secretaria de Comunicação Social

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.