Portal Caparaó - Prefeitura de Manhuaçu recebe prêmio de gestão
Política

Prefeitura de Manhuaçu recebe prêmio de gestão

30/05/2014 - Atualizado em 30/05/2014 15h32

BELO HORIZONTE (MG) - A Prefeitura de Manhuaçu recebeu, nesta quinta-feira (29/05), a medalha de prata do Prêmio Mineiro de Excelência em Gestão Pública Municipal. O prefeito Nailton Heringer recebeu a premiação das mãos do governador do Estado, Alberto Pinto Coelho, em solenidade realizada no Auditório Juscelino Kubitscheck, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Reconhecido no país e até internacionalmente como exemplo eficiente em gestão pública, o modelo mineiro de administrar está se expandindo por centenas de municípios do Estado. O prêmio faz parte do Programa Mineiro de Empreendedorismo e Gestão para Resultados Municipais, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).  O projeto proporciona a avaliação gratuita de suas práticas de gestão por especialistas e garante, segundo o governador, a visibilidade e o reconhecimento como um município comprometido com a gestão para resultados.

Os municípios foram premiados nas faixas ouro, prata e bronze, de acordo com cada prática analisada pela comissão julgadora, formada por especialistas em gestão pública. Do total de municípios, 23 receberam a faixa ouro, por apresentarem excelente grau de aderência de implantação dos temas; 10 premiados na faixa prata; e 15 na faixa bronze.

MANHUAÇU

O município de Manhuaçu está entre as dez que recebeu prêmio faixa prata por demonstrar bom grau de aderência de implantação dos temas, com ações em fase de sistematização, apresentando evidências das práticas. De acordo com o prefeito Nailton Heringer, desde o início da atual gestão pública o objetivo foi trabalhar pensando em probidade e transparência, pautada em ações direcionadas às pessoas.

"É assim que estamos encarando o desafio de administrar uma Prefeitura tão complexa quanto é Manhuaçu. Mesmo com poucos recursos estamos trabalhando para atender da melhor maneira possível as demandas da população que depositou sua confiança em nós. A premiação prata para nós é motivo de muito orgulho, pois indica que estamos entre as melhores gestões de Minas Gerais. Parabéns a toda a equipe de servidores da Prefeitura que não mediu esforços para alcançarmos nossos objetivos. Este prêmio é de todos", felicitou Nailton Heringer.

O PRÊMIO

O prêmio tem como modelo referencial o Manual de Excelência em Gestão Pública Municipal, elaborado para orientar os municípios sobre a implantação das práticas já utilizadas com sucesso pelo Governo de Minas. Desenvolvido pela Subsecretaria de Gestão da Estratégia Governamental (Suges) e publicado em outubro do ano passado, o manual oferece suporte para o estudo detalhado e para o passo a passo na implantação de cada uma das 11 práticas de gestão avaliadas pelo prêmio.

Lançado em 2012, o programa de gestão para municípios foi desenvolvido ao longo de 2013. A primeira edição consistiu de quatro etapas fundamentais: Capacitação, Diagnóstico, Implantação e Avaliação.

Gratuito para as prefeituras, o programa compartilha as boas práticas de gestão implantadas pelo Governo de Minas, que contribuam com os municípios para a realização de uma boa administração, com foco em resultados e respostas efetivas para as demandas da sociedade.

O Programa é parte do Descomplicar – Minas Inova, que vem implantando ações de desburocratização e simplificação de procedimentos da administração pública, facilitando as relações do Estado internamente e também com os cidadãos e empresas.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.