Portal Caparaó - Família doa órgãos de jovem vítima de acidente
Geral

Família doa órgãos de jovem vítima de acidente

04/06/2014 - Atualizado em 04/06/2014 10h58

MANHUAÇU (MG) - Duas equipes do Hospital das Clínicas, de Belo Horizonte, vieram para Manhuaçu nesta tarde de quarta-feira, 04/06, para a retirada dos órgãos da jovem Natália Ferreira Araújo, de 16 anos. A família da jovem moradora de Dom Corrêa decidiu pela doação de órgãos num gesto que irá salvar várias vidas.

Natália Ferreira de Araújo, de 16 anos, teve morte cerebral confirmada nesta terça-feira. Ela era uma das ocupantes do carro de passeio que bateu em um caminhão, no último sábado, 31/05, na BR-116, próximo a Dom Corrêa, distrito de Manhuaçu.

Com a decisão da família pela doação dos órgãos, o Hospital César Leite fez um trabalho coordenado junto ao MG Transplantes para os procedimentos de captação dos órgãos e transplante. Dois helicópteros e equipes do Corpo de Bombeiros foram mobilizados para trazer os médicos e encaminhar os órgãos para Belo Horizonte.

Serão transplantados o coração, fígado, rins e córneas. O médico Marcos Zambelli, da equipe que veio a Manhuaçu, explicou que a atitude da família é muito importante. “Queremos reforçar a importância dessa atitude. Sabemos que é um momento de dor e que a família, muitas vezes, não está preparada psicologicamente para isso, mas estão salvando muitas vidas. Através de iniciativas como dessa família de Manhuaçu conseguimos ajudar muitas pessoas”, detalhou.

O médico explicou que os órgãos serão encaminhados para a sede do MG Transplantes em Belo Horizonte e encaminhados para os hospitais que irão fazer os transplantes.

A mãe de Natália, que conduzia o veículo, Rosimel Ferreira de Araújo, e a irmã dela, Denise Ferreira de Araújo, que também estava no carro, permanecem internadas em observação no Hospital César Leite.

Atualização:

De acordo com o Hospital César Leite, coração e fígado não puderam ser captados. Os órgãos não foram removidos. No entando, córneas e rins foram transplantados para quatro pacientes.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.