Portal Caparaó - Formatura do GDS na Escola Renato Gusman
Geral

Formatura do GDS na Escola Renato Gusman

06/06/2014 - Atualizado em 06/06/2014 07h12
 

MANHUAÇU (MG) - Durante a manhã desta terça-feira, 03/06, a Escola Renato Gusman, no bairro Bom Jardim, promoveu a formatura dos 58 jovens que participaram do Programa Guardiões de Defesa Social (GDS). A cerimônia foi conduzida pelos dois policiais responsáveis pelas aulas na escola, Sargento Macmiller e Soldado Mateus.

O Programa Guardiões de Defesa Social foi criado em 2012 pelo comando do 11º Batalhão de Polícia Militar com ações nas escolas e junto às famílias dos jovens assistidos focado na prevenção a situações de risco variadas, envolvendo especialmente crianças e adolescentes. O norte do programa é a prevenção.

Durante a cerimônia, participaram o Tenente Erasmo Braga (representando o Comandante Tenente-coronel Wanderson Santiago), a diretora da escola Maria da Penha Knupp, a vice-diretora Elizabeth Machado Martins, os representantes da Superintendência Regional de Ensino Reinaldo Fialho e Isabel Cristina.

Além dos diplomas para os 58 alunos das turmas do 7º ano C e do 8º ano A, houve a entrega de um troféu para a aluna Verônica Silva Francisca, que teve sua redação premiada com o primeiro lugar no concurso de encerramento do ciclo do GDS. Ao todo, são trabalhados doze temas com os estudantes.

O Sargento Macmiller explica que as aulas são complementadas com brincadeiras, músicas e outras atividades bastante lúdicas para essa faixa etária. “A prevenção é uma das ações mais importantes que a Polícia Militar desenvolve com jovens e crianças. O projeto Guardiões de Defesa Social permite que possamos apresentar valores e conceitos fundamentais para a convivência saudável dos jovens na sociedade”.

O instrutor, Soldado Mateus, conta que o trabalho com os adolescentes é muito gratificante. “Recebemos uma adesão muito positiva da turma, dos professores e da direção da Escola Renato Gusman.  Desde 2013, quando o programa foi lançado pelo Comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-coronel Wanderson Santiago, notamos uma melhoria considerável no relacionamento com os jovens. O foco é a prevenção. O GDS traz temas bastante atuais para o debate com os adolescentes”, pontuou.

A diretora Penha Ferreira Knupp também elogiou a iniciativa da Polícia Militar. Foi o primeiro ano em que o projeto foi desenvolvido na escola. “A Escola Renato Gusman é parceira de vários projetos e tem sido um espaço para convivência e formação dos nossos alunos com essas ações de entidades e instituições como a Polícia Militar. Estamos sempre de portas abertas para boas práticas”, concluiu.

Ainda durante o evento, o Cabo Knupp e a Soldado Sabrina foram apresentados aos estudantes. Eles compõem a patrulha escolar da Polícia Militar.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.