Portal Caparaó - Escola de Manhuaçu e Antônio Welerson no GDS
Geral

Escola de Manhuaçu e Antônio Welerson no GDS

08/06/2014

MANHUAÇU (MG) - Mais cem alunos das Escolas Estaduais Manhuaçu (ex-Polivalente) e Antônio Wellerson encerraram o ciclo de estudos e atividades do programa Guardiões de Defesa Social (GDS), implantado pelo 11o Batalhão de Polícia Militar, que tem o objetivo de despertar nas crianças e adolescentes a vontade de vencer.

A solenidade da entrega de certificados contou com a presença de autoridades, representantes do Conselho Tutelar, Conselho Municipal pelos Direitos da Criança e do Adolescente, diretores, professores e a Banda de Música do 11º BPM.

Outra vantagem e linha de avanço do programa é a de salvaguardar os direitos das crianças e dos adolescentes, em consonância com a missão da Polícia Militar a fim de assegurar a dignidade, os direitos e garantias fundamentais, funcionando como um instrumento para ouvi-los e aconselhá-los acerca de seus problemas e de buscar parcerias para solução de suas dificuldades.

O programa busca também auxiliar na formação de uma consciência cidadã naqueles jovens, principalmente os que estão na idade de pré-adolescência e adolescência, repassando-lhes orientações, informações e conhecimentos sobre diversos assuntos, que circundam seu universo.

Durante o período das atividades do programa, os instrutores passaram aos participantes os riscos e consequências, caso ocorra o cometimento de atos infracionais, formas de correção do comportamento e convívio familiar.

Para a diretora da Escola Estadual Antônio Wellerson, Rosani de Carvalho Figueiredo, os 26 alunos que participaram do programa Guardiões de Defesa Social (GDS) passaram a ter uma visão diferente das coisas, bem como conduta exemplar.

Durante quatro meses, o Sargento Ageu e Soldado Sabrina estiveram nas duas escolas trabalhando com os adolescentes, abordando temas importantes, através de palestras voltadas à prevenção e desenvolvimento de uma consciência cidadã nos jovens participantes.

O policial conta que os alunos desenvolveram criatividade que surpreendeu. “Algumas redações chamaram a atenção, principalmente a presença da Polícia Militar na escola. Com o passar dos dias, a maneira de pensar dessa adolescente mudou”, ressalta o sargento.

Ela ainda agradeceu a parceria das empresas que ajudaram no trabalho, bem como o comando do 11º BPM, Banda de Música e o Núcleo de Prevenção Ativa.

Com informações da PM - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.