Portal Caparaó - Hospital César Leite é homenageado pela ALMG
Política

Hospital César Leite é homenageado pela ALMG

11/06/2014 - Atualizado em 11/06/2014 13h46

BELO HORIZONTE (MG) - Reunião Especial no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta segunda-feira (9/06), homenageou os 87 anos de atividade do Hospital César Leite. A cerimônia foi prestigiada por prefeitos, vereadores, secretários municipais e autoridades da região de Manhuaçu.

O reconhecimento foi concedido pela Assembleia de Minas ao trabalho desenvolvido pelo Hospital César Leite no atendimento a uma população estimada em 400 mil habitantes. Somente em 2013, foram 13 mil internações, a maior parte pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A cerimônia foi presidida pelo 1º Secretário da Mesa Diretora da ALMG, Deputado Dilzon Melo, e teve a presença do Deputado Estadual Bráulio Braz (autor da homenagem), o provedor Sebastião Onofre Carvalho, o presidente do Conselho Superior do HCL Renato Cezar Von Randow, o deputado federal Renzo Braz e o presidente da Câmara de Manhuaçu, Maurício Júnior.

Ao receber a placa comemorativa, o provedor do hospital, Sebastião Onofre de Carvalho, agradeceu e ressaltou que o reconhecimento do Parlamento é uma honra que muito engrandece a todos que atuam na unidade de saúde. "Estamos honrados com este reconhecimento. Quero enfatizar que a qualidade do hospital se deve a profissionais comprometidos, que compõem um dos melhores corpos clínicos do interior do Estado, aos nossos colaboradores dedicados e a parceria da sociedade de Manhuaçu e região", elogiou.

Sebastião Onofre Carvalho pontuou a alta resolutividade do Hospital César Leite como um grande diferencial. “O HCL tem excelentes índices de atendimento e resolve os principais casos na nossa região. No entanto, precisamos de apoio, pois como hospital filantrópico os recursos são insuficientes para a demanda e a expansão que a saúde da região precisam”, declarou.

Representando o presidente da ALMG, o deputado Dilzon Melo, destacou que a presença de muitos vereadores e prefeitos da região demonstra a grandiosidade e a importância do hospital. Ele lembrou as dificuldades que os hospitais enfrentam, elogiando e parabenizando a abnegação e dedicação dos profissionais que atuam no César Leite.

Dilzon Melo ainda leu nota do presidente Dinis Pinheiro, na qual são ressaltados os benefícios do hospital para a população local, a qualidade do corpo clínico e técnico, a busca constante de melhorias, os prêmios recebidos pela entidade e o legado de altruísmo que o hospital perpetua.

As palavras do deputado Braulio Braz explicitaram suas motivações para requerer a homenagem. "O Hospital César Leite é sinônimo de excelência em infraestrutura e atendimento médico, é uma referência no segmento de saúde em Minas Gerais, que transmite lições de solidariedade e humanismo. Com seus excelentes profissionais e seu atendimento primoroso, garante melhores condições de vida à população de toda a região".

Prefeitos, vereadores e secretários municipais da região estiveram presentes na reunião especial na Assembleia de Minas. O evento ainda foi transmitido para todo o estado pela TV Assembleia.

87 ANOS

O Hospital César Leite foi fundado no dia 29 de maio de 1927. Reconhecido como referência para ManhuAçu e outros 23 municípios da região, a entidade recebeu os prêmios Mérito da Saúde (2007), Célio de Castro (2009) e ProHosp (2013). Em 2013, o HCL foi responsável por mais de 13 mil internações - cerca de sete mil delas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O hospital possui 485 colaboradores e oferece plano de saúde próprio, tem mais de 200 leitos, com 24 especialidades médicas e residência em quatro dessas. Das quase dez mil cirurgias realizadas no ano passado, mais de 50% atenderam a municípios vizinhos a Manhuaçu. Segundo o provedor da entidade, dentro de poucos meses, o HCL ampliará o seu trabalho, atuando também como hospital-escola. Para ele, os indicativos do hospital são típicos de capitais.

Com informações da Assessoria de Imprensa - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.