Portal Caparaó - Manhuaçu faz investimentos em estradas rurais
Geral

Manhuaçu faz investimentos em estradas rurais

11/06/2014

MANHUAÇU (MG) - O departamento de engenharia da Prefeitura de Manhuaçu implantou vários projetos com o objetivo de melhorar as vias da zona rural e mantê-las em excelente estado de conservação, como pode ser constatado ao passar por elas. As obras mais importantes, de acordo com a engenheira Brenda Vieira Pereira, foram as implantações de caixas de contenções, que ficam nas encostas das estradas.

"Antes, quando chovia, a enxurrada causada pela água invadia as vias e causava danos quase irreparáveis, como assoreamento. Sem falar na agressão ao meio ambiente. Para quem mora na zona rural, a construção dessas caixas de contenção é de grande importância, pois além de reter a água, deixando o solo mais fértil, as estradas não são danificas com tanta intensidade. Com essa medida, diminuímos o volume de água que corre pelas estradas, evitando as danosas enxurradas, que levam o saibro, criam valetas e carreiam para as partes baixas e cursos d’água muita lama e diversos outros detritos", explicou Brenda.

Três regiões foram atendidas, inicialmente. Ao longo das estradas entre os distritos de Santo Amaro e a Comunidade de Bom Jesus, de Sacramento e Palmeiras, passando por Palmeirinhas, e entre Vilanova e Manhuaçuzinho. Este tipo de projeto auxilia na conservação das estradas, diminuindo significativamente o custo da sua manutenção. Recentemente, as estradas que dão acesso às comunidades de Taquara Preta, Boa Vista, Palmeiras, Palmital, Arrozal, Bela Vista, Sacramento, Vila de Fátima, dentre outras receberam o projeto.

A Secretaria de Obras de Manhuaçu, ao mesmo tempo em que constroi as caixas de contenção, realiza melhorias nas estradas com o patrolamento, colocação de saibro e cascalhamento em trechos considerados críticos, alargamento das vias rurais e manilhamento.

"O resultado de todo este trabalho é percebido pela satisfação no rosto dos moradores que moram nessas comunidades assistidas pelo projeto. Eles nos confidenciaram, inclusive, que há muito tempo não recebiam tamanha melhoria nas estradas rurais. Isso nos deixa feliz, pois o nosso objetivo é atendê-los da melhor maneira possível", felicitou a engenheira.

Depois de construídas as caixas, é necessária manutenção periódica das obras, o que será mantido pelo departamento de engenharia. "Pedimos àqueles que passarem por esses locais onde foram instaladas as caixas de contenção, que nos ajudem a mantê-las em perfeito estado de conservação. Elas têm sido de grande importância para a preservação das estradas. Não jogue lixo ou qualquer outro objeto dentro das caixas", concluiu Brenda.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.