Portal Caparaó - Dia de fé e arte na celebração de Corpus Christi
Entretenimento

Dia de fé e arte na celebração de Corpus Christi

20/06/2014 - Atualizado em 20/06/2014 16h13

Manhuaçu - São Lourenço

Luisburgo

Manhuaçu - Bom Pastor

Alto Caparaó

Alto Jequitibá

Caratinga

Castelo (ES)

Iúna (ES)

Lajinha

Manhumirim

Martins Soares

 

MANHUAÇU (MG) -  Milhares de fiéis católicos se reuniram ontem nas igrejas da região para celebrar o Corpus Christi com missas, procissões e os tradicionais tapetes em homenagem a Jesus Cristo.

Nas Paróquias de São Lourenço e Bom Pastor, em Manhuaçu, centenas de pessoas se reuniram de manhã e confeccionaram o tapete para a passagem da imagem do Santíssimo.

Católicos acordaram cedo em suas comunidades para iniciar a preparação dos tapetes coloridos. Os tapetes são uma homenagem para Cristo Eucarístico, são uma expressão de amor, carinho e gratidão das pessoas.

Em Manhumirim, a decoração seguiu por diversas ruas da região central até a Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus. Também houve decoração nas ruas de Simonésia, Caputira, Alto Caparaó, Espera Feliz, Lajinha, Luisburgo, Alto Jequitibá e Martins Soares que foram registradas por internautas.

Em Caratinga, sede da Diocese, os tapetes também encantaram a comunidade católica. Cada painel representava uma pastoral ou movimento da igreja. Os símbolos religiosos e imagens de Jesus foram feitos com serragem colorida, tecidos, flores, tampinhas de garrafa, lantejoulas, areia e até pó de café.

No vizinho estado do Espírito Santo, também houve arte e beleza nos tapetes em cidades como Iúna e Castelo. Além da serragem para colorir os desenhos, foi preciso blusa e capuz para fugir do vento e da garoa que atingiram a região ontem. Não desanimou! O resultado foi a expressão da fé nos mosaicos coloridos nas ruas das cidades.

A maioria das cidades promoveu a procissão e as celebrações no final do dia e início da noite desta quinta-feira com grande participação das comunidades.

CELEBRAÇÃO DA EUCARISTIA

O evento celebra a instituição da Eucaristia e a fé na presença real de Cristo, sendo realizada sempre na quinta-feira após a comemoração da Santíssima Trindade.

A lembrança da Paixão e Morte do Senhor não significa tristeza aos católicos, mas a fortificação da fé pelo Dom da Eucaristia. O evento surgiu na Diocese de Liége (Bélgica), pela iniciativa da religiosa Juliana de Mont Cornillon que, em suas visões que começaram a ocorrer em 1209, teria recebido uma mensagem de Jesus pedindo uma festa anual em honra do sacramento. Irmã Juliana foi canonizada em 1599.

Em 1247, aconteceu a primeira Procissão Eucarística pelas ruas de Liége como festa diocesana. Em 11 de agosto de 1264, o papa Urbano IV decretou a instituição da festa do Corpo de Cristo.

Carlos Henrique Cruz / Fotos de José Carlos Lovantino / Walter Luiz / Ivan Caetano / Pascom Caratinga / Rádio Manhumirim / Marcelo Mendes / Jailton Pereira / Lusmar Elias / Ronildo Miranda
 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.