Portal Caparaó - HCL inaugura Casa de Apoio à Gestante
Geral

HCL inaugura Casa de Apoio à Gestante

04/07/2014 - Atualizado em 04/07/2014 10h19

 
 
 

MANHUAÇU (MG) - Inaugurada pelo Hospital César Leite, a Casa de Apoio à Gestante e à Puérpera de Manhuaçu. O imóvel fica na rua Lafayete Vasconcelos Sabido, no Centro, e conta com dez leitos para atendimento às gestantes de toda a região.

Por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, o Hospital César Leite reformou o espaço e começa a atender na próxima semana. Além dos quartos, há cozinha, ambiente de convivência, área de lazer, recepção, banheiros e sala com televisão. A estrutura conta com profissionais da área de saúde e todo o suporte do Hospital César Leite.

A Casa de Apoio recebe o nome de EVA´S numa referência a senhora Eva Silva Dutra, uma dedicada profissional que atuou durante anos na maternidade do Hospital César Leite.

INAUGURAÇÃO

A inauguração foi realizada com a benção das instalações pelo Padre Júlio Pessoa Franco. Em seguida, o Provedor Sebastião Onofre Carvalho, a diretora da Gerência Regional de Saúde Soraia Carvalho, o Prefeito Nailton Heringer, o Presidente do Conselho Superior do HCL Renato Cezar Von Randow e o Presidente da Câmara Maurício Júnior descerraram a placa inaugural.

O Provedor Sebastião Onofre Carvalho ressaltou que toda a estrutura foi montada para que a mãe sinta o mais em casa possível. “O objetivo é proporcionar às gestantes que moram na região rural, ou em cidades da região, mais comodidade no momento do parto. Há casos de mulheres que vêm antes da data de o bebê nascer, precisam voltar e acabam ganhando o filho na estrada ou em casa – isso sem falar no desconforto do deslocamento. A Casa de Apoio também atenderá às mães no pós-parto, quando a criança precisar ficar internada”, ressaltou.

Em suas palavras de agradecimento, ele comentou que foi uma satisfação inaugurar a Casa de Apoio em sua gestão. “Esse é um espaço que dá vida e realmente Deus me presentou em participar desse momento”, afirmou.

Além de todo o suporte do HCL, a Casa de Apoio conta com a enfermeira Rita Batalha e as técnicas de enfermagem Cirene, Maria de Lourdes, Iraci e Zilma. A responsável técnica é a enfermeira Janaína.

A diretora da Gerência Regional de Saúde, Soraia Carvalho, comemorou a entrega da Casa de Apoio à Gestante em Manhuaçu. Ela representa um ponto de assistência para fechar o ciclo de atendimento: existem as unidades básicas de saúde, o Centro Viva Vida, agora a Casa de Apoio e, em breve, a UTI Neonatal.

Outra vantagem é que representa segurança para as gestantes e seus bebês. “O Hospital César Leite atende uma demanda de cerca de 400 mil moradores e muitas são gestantes. Teremos aqui dez leitos para que possam esperar e ter todo apoio com médicos, psicólogos, nutricionistas, enfermeiras e assistentes sociais”, pontuou.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

No encerramento da cerimônia, foram entregues homenagens às empresas que participaram financeiramente da implantação e reforma da Casa de Apoio. Foram entregues placas de agradecimento a Sema Materiais Elétricos, Tinauto, Plano Social Familiar Em Vida e ao Sicoob Credilivre.

O evento foi prestigiado por várias lideranças da área de saúde e de segmentos diversos da comunidade de Manhuaçu e região. Participaram o deputado federal João Magalhães, o subsecretário de agronegócios de Minas Gerais Toninho Gama, as prefeitas Marinalva Ferreira (Simonésia) e Darci Braga (Manhumirim), diversos secretários de saúde e conselheiros do hospital.

Assessoria de Imprensa - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.