Portal Caparaó - 1º Arraiá da Cultura em Luisburgo
Entretenimento

1º Arraiá da Cultura em Luisburgo

15/07/2014

LUISBURGO (MG) - Sanfoneiros e violeiros abriram a programação, em uma animada roda de viola e os tradicionais causos do sertão – em destaque, “O Chico Mineiro” e a “Cabocla Tereza” -, e, a partir daí, diversas atrações abrilhantaram o I Arraiá da Cultura de Luisburgo.

Realizado pela Administração 2013/2016, por meio da Secretaria M. de Educação e Cultura, o evento contou ainda com o lançamento de livros de escritores da cidade, quadrilha teatral – com encenação do casamento do Jeca – e show sertanejo, com o Cantor Lucas Araújo. O público lotou a Avenida São Luiz Gonzaga, no centro da cidade, durante as apresentações, apreciando inclusive as delícias típicas das festas juninas, nas barracas do evento.

Logo após as apresentações da roda de viola, a Secretária M. de Educação, Professora Maria Aparecida Noronha, anunciou a presença dos escritores Adirson Teles e Janete Viza e o lançamento de obras literárias dos mesmos. Nascidos em Luisburgo, Adirson e Janete estudaram na cidade e, posteriormente, se mudaram para outros locais. O escritor mora em Belo Horizonte e a escritora, em Vitória (ES).

Graduado em Pedagogia e Pós-graduado em Gestão Ambiental, Adirson é autor de seis livros: “Maré de Vento”, “Pecados e Segredos após a meia-noite”, “Uma noite entre nós”, “Ferrovia”, “Devolva-me à vida” e “Dois dedos de prosa e um diverso” – este último, em parceria com as escritoras Janete Viza e Marlete de Souza.

Adirson e Janete se pronunciaram no palco sobre os livros lançados e o amor à cidade de Luisburgo. Em seguida, eles participaram Noite de Autógrafos em stand especialmente montado no local do evento.

Quadrilha Teatral e show

Reviver a divertida história do casamento do Jeca foi outro atrativo da festa em Luisburgo. O tradicional “enlace matrimonial” envolvendo, além dos noivos, os pais, o padre, os padrinhos e os convidados (no caso, os dançarinos da quadrilha) foi encenado com muita criatividade, chamando a atenção de crianças e adultos presentes. Em seguida, aconteceu a dança de quadrilha que embelezou ainda mais as festividades, coordenada por Cristina Hubner e com a animação musical feita ao vivo pelos músicos da roda de viola. 

A programação da noite se encerrou em alto estilo, bem à moda sertaneja, com show do Cantor Lucas Araújo, que agitou o público com seleto repertório de músicas de forró.

A mobilização social foi outro ponto positivo para o sucesso do I Arraiá da Cultura em Luisburgo. Equipes das Secretarias de Educação, Saúde, Obras, e de Ação Social do município, além dos grupos da terceira idade e a juventude local, entre outros colaboradores, participaram ativamente para fazer uma festa bonita para a comunidade.

Assessoria de Imprensa - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.