Portal Caparaó - Crianças que foram torturadas agora estão com a tia
Geral

Crianças que foram torturadas agora estão com a tia

17/07/2014 - Atualizado em 17/07/2014 11h12

SANTA BÁRBARA DO LESTE (MG) - Quem vê os meninos de 3 e 4 anos felizes e cantando não imagina o sofrimento que passaram. Eles também já estão até brincando de bola no quintal de casa. Os irmãos torturados pela mãe e pelo padrasto deixaram o hospital de Caratinga no último dia 09/07. As crianças estão morando numa casa em Santa Bárbara do Leste.

Elas estão sob a guarda provisória da tia Maria Aparecida, de 42 anos, que conta como tem sido o dia a dia dos sobrinhos desde que eles tiveram alta médica. “Estão bem e brincando. Do jeito que vocês viram. Eles estão muito felizes. Agora é só felicidade daqui pra frente. Eu fico feliz demais, porque do jeito que eu os vi no hospital, nossa... Então, na hora que ia dar banho em um deles, o coração da gente doía. Ele gritava e chorava demais com o corpo todo machucado. E agora você os vê assim, é só alegria”, relatou a tia.

Os meninos estão dormindo em um quarto montado com carinho graças à ajuda das pessoas, que se sensibilizaram com o caso que chocou todas as cidades da região. Eles ganharam camas, colchões, guarda-roupa, brinquedos, fraldas, caixas de leite, caixas de biscoito, roupas e calçados. Maria Aparecida agradece a todos que ajudaram.

Segundo a tia, os sobrinhos até hoje não perguntaram pela mãe e nem pelo irmão deles, João Paulo Camilo, de 06 anos, que sofreu atos de tortura e morreu enforcado. Mãe e padrasto deixaram o corpo dele em meio a um matagal. O desejo de Maria Aparecida é conseguir junto à Justiça a guarda definitiva dos meninos.

“A gente quer lutar para ter a guarda definitiva. Porque os parentes do lado do pai deles não brigam por causa da guarda. Eles deixam para a gente a guarda. Então, eles querem que fiquem com a gente. Eu não tenho filho pequeno mais, meus filhos estão todos grandes e casados. Se algum advogado quiser ajudar a família, a gente aceita, porque queremos a guarda definitiva”, disse.

CRAS oferece apoio às crianças

A a psicóloga Dayane Stefhani e a assistente social Valéria Viana trabalham no CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, que vai dar todo o apoio necessário às crianças.

“Na segunda, dia 14, fizemos uma visita para dar suporte a essa família no acompanhamento dessas crianças. Tanto suporte social quanto psicológico. Então, eles já foram encaminhados para a psicoterapia individual, que vai ser no posto de saúde, e com a gente aqui no CRAS, será mesmo a questão familiar e social. Nós os encaminhados para o grupo de fortalecimento de vínculo, para que eles possam participar da brinquedoteca, que é o grupo de 0 a 6 anos, onde vão vivenciar e se socializar com outras crianças”, destacou Dayane.

O Conselho Tutelar de Santa Bárbara do Leste continua empenhado no caso e vem garantindo toda a assistência e acompanhamento aos meninos. “O Conselho Tutelar tem acompanhado fazendo visitas à casa do tio, para saber como estão as crianças. Não só as crianças, mas os tios o Conselho também vai acompanhar. E a partir da semana que vem, vamos ver se os encaminhamos à creche para a convivência com outras crianças”, argumentou a conselheira tutelar Valéria Garcia.

“E se Deus quiser, com acompanhamento, com psicólogo, e outros profissionais que tiverem necessidade, a gente vai encaminhar, para que eles possam se recuperar do trauma”, comentou Eliane Teixeira, outra conselheira tutelar.

TV Super Canal - Caratinga - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.