Portal Caparaó - Cabelegria: Estudantes doam cabelos para ajudar crianças
Entretenimento

Cabelegria: Estudantes doam cabelos para ajudar crianças

07/08/2014 - Atualizado em 07/08/2014 12h19

MANHUAÇU (MG) - Estudantes da Faculdade do Futuro aderiram de forma maciça à campanha para arrecadar fios de cabelos voltados à confecção de perucas destinadas às crianças com câncer. As doações serão encaminhadas para a ONG Cabelegria, que encaminha para profissionais especializados em perucas.

A ideia da campanha surgiu por iniciativa da professora Sabrina de Oliveira Emerick, ao ver a campanha de doação de cabelos numa rede social. “Eu conheci e comecei a acompanhar a proposta. Vi que era um projeto sério e contei para as minhas alunas que iria cortar o cabelo e doar para o Cabelegria. Algumas começaram a aderir à campanha”, detalha. A partir de então, ela buscou divulgar a campanha internamente e as estudantes levaram a ação para suas amigas e familiares.

Nesta semana, foi o momento de entregar as doações. O resultado foi gratificante. Em poucos dias, foram arrecadadas diversas mechas.

A campanha atingiu as cidades vizinhas, onde muitas estudantes também se mobilizaram. “Essa campanha começou na faculdade e se estendeu pelos alunos e foi até as cidades deles. A adesão foi muito boa e vai ajudar a crianças do Brasil inteiro”, conta a professora Sabrina de Oliveira Emerick.

Além das dezenas de doações entregues pelas alunas, na quarta-feira, com a participação dos profissionais da JR Hair, Júnior Silva e Benísio Dias, houve o corte de cabelo na própria faculdade. Além disso, o cabeleireiro Eduardo Corrêa, de São João do Manhuaçu, desenvolveu a campanha e encaminhou várias doações a partir de seu salão.

Todo material será encaminhado para a ONG Cabelegria, que já é reconhecida pelo trabalho sério que está fazendo.

O diretor da Faculdade do Futuro, Guilherme Almeida, foi além das doações. "Acredito que a ação foi muito positiva, no sentido de contribuir com a sensibilização, integração, motivação e atitude positiva dos nossos alunos dentro da faculdade, incentivando a responsabilidade social e a solidariedade", destacou.

CABELEGRIA

Em outubro 2013, duas amigas começaram um projeto que tinha como objetivo central ajudar crianças com câncer. As ações realizadas pelo Cabelegria eram simples: bastava a pessoa doar um pouquinho do seu cabelo.

A ideia se disseminou pelas redes sociais. Diversas pessoas começaram a perguntar o que era necessário para fazer a doação. Em menos de 6 meses, as amigas conseguiram tornar o projeto em uma ONG.

Atualmente, a Cabelegria trabalha em parceria com a Andrea Lopes Cabelos, que confecciona as peruquinhas de graça. São necessários cerca de 200 gramas de cabelo para se confeccionar uma peruca, portanto a ONG necessita de muitas doações.

O cabelo doado é colocado numa sacola plástica e enviado para a ONG. Todos os doadores recebem um certificado fornecido pelo Cabelegria como uma maneira de agradecimento.
Em menos de um ano, mais de 20 peruquinhas foram entregues. Todas as fotos e vídeos estão disponíveis no site e no facebook.

A página do Facebook já conta com mais de 227 mil curtidas, e cresce dia após dia, assim como o número de doadores. Não existe uma idade mínima para doação, e o Cabelegria recebe doações diárias de crianças e adultos.

O objetivo futuro do Cabelegria é se tornar um banco de perucas, para ajudar tanto as crianças quanto os adultos em tratamento que necessitem de uma peruca durante este período.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.