Portal Caparaó - Cinco cidades sem registro de homicídios há cinco anos
Segurança

Cinco cidades sem registro de homicídios há cinco anos

10/08/2014 - Atualizado em 10/08/2014 08h37

Alto Caparaó

Conceição de Ipanema

Taparuba

REDAÇÃO - Imagine viver em uma cidade que passou cinco anos sem registrar um único homicídio. Pode parecer uma realidade distante do brasileiro, mas dados do Mapa da Violência 2014 mostram que não apenas uma, mas 156 cidades de Minas Gerais não registraram nenhum assassinato entre 2008 e 2012. Na região, são cinco municípios: Taparuba, Conceição de Ipanema, Alto Caparaó, Santo Antônio do Grama e Vermelho Novo.

A pesquisa reúne estatísticas sobre a evolução da violência em todo Brasil, entre 1980 e 2012, e é baseada no Subsistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde.

Entre os municípios que constam na lista do “homicídios zero” estão dois da região do Rio Doce: Taparuba e Conceição de Ipanema; e três da Vertente do Caparaó: Alto Caparaó, Vermelho Novo e Santo Antônio do Grama. No entanto, é no Sul que está a maior concentração de cidades que não registraram homicídios no Estado. Em 42, dos 155 municípios da região, não houve assassinato entre 2008 e 2012.

No total, o número de localidades com homicídio zero no período da pesquisa representam 18,3% do estado de Minas Gerais. A maior parte desses municípios tem menos de 10 mil habitantes.

Vale lembrar que o Mapa da Violência apresenta algumas limitações em relação aos dados porque o subsistema no qual ele se baseia está sujeito a problemas como registro inadequado das mortes e a distância de algumas cidades dos grandes centros.

Por exemplo, entre as cinco cidades da região, há registro de homicídio (mesmo que apenas um nesses anos todos), contudo os casos em que a pessoa é socorrida e morre num hospital em outra cidade, dias depois, acabam não entrando na estatística.

Com informações do Mapa da Violência

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.