Portal Caparaó - 11º Batalhão entrega Medalha Sentinela do Caparaó
Segurança

11º Batalhão entrega Medalha Sentinela do Caparaó

18/08/2014 - Atualizado em 18/08/2014 09h47
VEJA FOTOS

MANHUAÇU (MG) - Aconteceu nesta sexta-feira, em Manhuaçu, a solenidade de 51 anos do 11º Batalhão de Polícia Militar. O evento foi marcado pela entrega da Medalha Sentinela do Caparaó.

A cerimônia teve a presença ex-comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel José Ortiga, Comandante da 12ª Região da Policia Militar de Minas Gerais, Coronel Jordão Bueno Júnior, Comandante do 11º BPM Tenente-coronel Wanderson Santiago Barbosa, diversas autoridadades e lideranças da região.

O evento festivo em comemoração aos 51 anos de atividades da Polícia Militar de Minas Gerais em Manhuaçu e região reuniu colaboradores, parceiros, autoridades e policiais militares da ativa e da reserva.

Esses mais de cinquenta de história se confundem com o desenvolvimento da região e em especial a atuação do 11º BPM durante a chamada O 11º Batalhão foi instalado em Manhuaçu, em 10 de agosto de 1963. A referência como "Sentinela do Caparaó" surgiu poucos anos depois. Em razão de sua eficiente ação contra a guerrilha que iniciou suas atividades nas imediações do pico da bandeira em 1967.

MEDALHA

Durante a cerimônia foi outorgada a Medalha Sentinela do Caparaó, produzida justamente para ser entregue a cada 50 anos de existência do 11º Batalhão de Polícia Militar. Autoridades, organizações e policiais foram agraciados.

O Coronel José Ortiga, de 93 anos, falou em nome dos homenageados e lembrou sua trajetória ligada ao 11º Batalhão de Polícia Militar. O oficial da reserva conta que veio a Manhuaçu, como comandante geral da PMMG, em 1971. O batalhão foi instalado provisoriamente nas dependências do Ginásio Manhuaçu e, após, nas margens da extinta estrada de ferro, em um armazém de café da rede ferroviária. “Eu retornei a Belo Horizonte e relatei ao Governador Israel Pinheiro, que era engenheiro e construtor de Brasília (DF), que não havia condições daquele espaço sediar um batalhão. Em um ano, construímos essa atual sede”, lembrou.

Ainda em seu discurso, citou as visitas até a inauguração: “Arregaçamos as mangas. Estive em Manhuaçu várias vezes, acompanhado do Coronel Elos Pires de Carvalho, filho desta terra. Como prometido, no final de seu mandato, o Governador Israel Pinheiro e eu viemos inaugurar esse quartel”.

Emocionado, o Coronel Ortiga disse que voltava para casa feliz pelo reconhecimento. “Do alto dos meus 93 anos, posso até deixar minhas bênçãos de avô a todos os integrantes deste histórico batalhão. Volto para casa feliz. Extremamente feliz!”.

O Comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-coronel Wanderson Santiago, encerrou a cerimônia lembrando a importância dessas pessoas e entidades na construção da história da PMMG na região ao longo desses 51 anos. A medalha, lembrou o comandante, foi instituída para ser entregue a cada 50 anos, daí sua importância e reconhecimento singular aos parceiros e policiais homenageados.

Jailton Pereira - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.