Portal Caparaó - Incêndios florestais cobrem Manhuaçu de fumaça
Agronégocios

Incêndios florestais cobrem Manhuaçu de fumaça

26/08/2014 - Atualizado em 26/08/2014 07h41

MANHUAÇU (MG) - Cinco pontos de incêndio florestal deixaram a cidade de Manhuaçu em meio a fumaça desde sexta-feira, 22/08. O clima quente, a vegetação seca e o vento estão favorecendo as ocorrências na cidade, além de atitudes criminosas de pessoas que iniciam os focos.

O Corpo de Bombeiros atua no combate, mas tem dificuldades para conter as chamas. O primeiro registro foi no bairro Catuaí e até está terça-feira não foi totalmente controlado. As chamas começaram acima do bairro Catuaí e se espalharam na mata na região dos Bairros Operários, Petrina e Sagrada Família, chegando até as torres de telecomunicações.

No domingo, por volta de meio-dia, equipes do Corpo de Bombeiros entraram na mata e tentaram conter os focos e fazer bloqueios para que o fogo não avançasse. Num dos lados foi possível, mas no outro, por ser uma parte íngreme, alguns focos não foram eliminados.

Segundo o Sargento Quiorato, do Corpo de Bombeiros, esse incêndio está mais complicado por conta da extensão e do terreno complicado para o acesso. “Concentramos as atividades na manhã e no fim de tarde, quando o clima está mais frio e os ventos mais fracos. O fogo não se alastra tanto. Estamos tentando um reforço para eliminar o incêndio”, contou.

MAIS REGISTROS

Outros registros foram atendidos no final de semana. No Bom Pastor, o foto atingiu a vegetação e queimou uma área de cerca de mil metros quadrados. No bairro Bela Vista as chamas consumiram cerca de quatro mil metros quadrados de uma antiga lavoura de café.

Já nesta segunda-feira, chamas também atingiram uma encosta na região da avenida Tancredo Neves e do bairro Santa Terezinha. Como estava próximo de casas, o Corpo de Bombeiros ajudou a controlar o incêndio.

Nesta terça, outro incêndio que parece ser criminoso é na mata acima do trevo do cafeicultor, na margem da BR-262, saída de Manhuaçu para Realeza. As chamas consomem a vegetação seca do local.

O Sargento Quiorato explicou que o Corpo de Bombeiros tem uma área de atuação muito extensa e atende diversas ocorrências, dificultando que atendam todos os chamados de incêndios florestais, que estão cada vez mais comuns na região.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.