Portal Caparaó - Seminário da Agricultura Familiar é sucesso
Agronégocios

Seminário da Agricultura Familiar é sucesso

29/08/2014

MANHUAÇU (MG) - Mais de 270 produtores participaram do II Seminário sobre Agricultura Familiar, realizado nesta quinta-feira, 28, na União Atlética Bancária(UBA) pelo Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRs), Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, EMATER-MG, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Sindicato dos Produtores Rurais, Associações de Agricultores Familiares, Prefeitura e Câmara Municipal.

O seminário teve como tema principal as "perspectivas e desafios", metas a serem alcançadas e o avanço das famílias que, a cada dia mudam a concepção para trabalhar na agricultura familiar. Os pequenos produtores, que antes eram desconfiados quanto ao projeto, agora sonham em expandir as hortaliças, pois, a demanda está aumentando sistematicamente. Hoje, muitos consumidores adequaram a uma nova forma de alimentação e, consomem somente produtos da agricultura familiar.

As palestras foram abordadas de diversas maneiras, tais como as boas maneiras para as famílias aplicarem no campo, cuidados que devem ter no manuseio dos produtos, as dificuldades que os pequenos produtores ainda encontram e, tantos outros que precisam enfrentar.

O palestrante José Antônio Ribeiro, da Superintendência da Agricultura Familiar destacou sobre o financiamento da agricultura familiar e as novas condições disponíveis, a fim de facilitar para as famílias no campo.

A presidente do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável, Sandra Cerqueira avalia que o encontro envolvendo as famílias que lidam diariamente na agricultura familiar foi um avanço e, também uma conquista. Segundo ela, a participação e a presença das comunidades foi fundamental, para que todos pudessem ter a certeza de que, a busca pela diversificação no campo está acontecendo. "Com esse momento, as associações de agricultores familiares, CMDRs ficaram mais fortalecidos para que os projetos continuem sendo desenvolvidos intensamente", ressalta Sandra Cerqueira.

INCENTIVOS E DESAFIOS

Com o crescimento das famílias apostando na agricultura familiar, o CMDRs tem estabelecido parcerias com outras instituições. A Secretaria Municipal de Agricultura tem incentivado o fomento desse processo em várias comunidades. Durante o II Seminário, todos os participantes ganharam um kit com sementes de quiabo, abóbora, beterraba, alface, cenoura e repolho. Ao todo foram 3.800 envelopes distribuídos. O extensionista da EMATER/MG, José Antônio do Nascimento diz que o órgão acompanha aproximadamente três mil produtores, que vivem da agricultura familiar. Para ele, a vontade de crescer é evidente diariamente lá na roça, onde muitos estão avançando e acreditando na nova moeda.

O presidente da Associação de Produtores da Soledade, Jandir Júnior achou a atitude importantíssima. Segundo ele, a distribuição das sementes vai impulsionar e favorecer a diversificação da produção.

De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura, o agronômo Sandro Tavares, a atitude em fazer a distribuição tem como meta ajudar os pequenos produtores a estarem desenvolvendo, agregando valores e diversificando a produção. Ele conta que, a parceria com os demais órgãos ligados a agricultura tem possibilitado muitos avanços. "O nosso pensamento é elaborarmos um projeto, para fortalecer o produtor. Para isso, vamos estar discutindo e estudando a possibilidade da criação de uma feira livre, destinada somente à venda de produtos derivados da agricultura familiar", completa o secretário Sandro Tavares.

O prefeito Nailton Heringer ficou entusiasmado e, ao mesmo tempo motivado a garantir mais apoio aos pequenos agricultores familiares, que a cada dia estão aprimorando e buscando informações para o campo. Ele considera que a região, por ficar na monocultura traz uma série de dificuldades. A diversificação e esse investimento na agricultura familiar, tem sido um fator primordial para solidificar uma política forte, voltada para as famílias na área rural.

"Aqui pude perceber um número significativo de mulheres, jovens ingressando para esse novo mercado. No ponto de vista econômico e no ponto de vista sustentabilidade, há uma visão relevante para o crescimento. E uma feira livre para a venda de produtos da agricultura familiar será o próximo passo", salienta Nailton Heringer.

portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.