Portal Caparaó - Escassez de chuvas compromete abastecimento em Manhumirim
Geral

Escassez de chuvas compromete abastecimento em Manhumirim

16/09/2014 - Atualizado em 16/09/2014 16h13

Captação no córrego Ventania

O Secretário Carlos Alberto na barragem do Sagui. Apenas um pequeno filete de água no córrego.

Na Limeira, o nível da água está abaixo da entrada do cano da adutora. Foi preciso colocar um tubo de pvc para aproveitar o pouco de água que ainda escoa.

Reservatórios estão sem água e manobras estão sendo feitas para evitar mais dificuldades.

Reservatório que atende a Vila Verde e Vivendas: não tem vazão suficiente para encher

Córregos estão secando.

MANHUMIRIM (MG) - Em razão da escassez de chuva nos últimos meses, a Administração de Manhumirim entrou em estado de alerta. O pouco volume de chuva registrado na zona rural reflete em dificuldades para o abastecimento. Não há água para abastecer as residências e a ordem é economizar.

Entre as consequências da estiagem prolongada estão a os danos à agricultura na zona rural e a falta de água para ser captada e tratada. Nos quatro pontos de captação, nas barragens dos córregos Ventania, Limeira, Ouro e no Parque do Sagui, filetes de água e reservatórios vazios confirmam o cenário preocupante.

“Na Limeira, a água da barragem está abaixo do ponto de captação. No Parque do Sagui e no Córrego Ventania, os córregos já estão praticamente secos. O pouco que temos conseguido captar está sendo usado para o abastecimento da cidade”, conta do Secretário de Obras e Diretor do SAAE Carlos Alberto Gonçalves (Betão).

Neste final de semana, o SAAE e a prefeitura de Manhumirim adotaram medidas mais severas e passaram a fazer manobras para garantir um pouco de abastecimento em toda a cidade. Além de um caminhão pipa do município, a Administração conseguiu outro veículo emprestado para ajudar nas medidas, especialmente por conta da movimentação do Jubileu do Senhor Bom Jesus.

Betão explica que, ao se comparar o volume de chuvas dos últimos anos em Manhumirim percebe-se que de janeiro a setembro deste ano houve uma redução drástica na quantidade de água que caiu sobre o município. Dados apresentados numa reunião na semana passada, mostram que essa é uma das maiores secas dos últimos 70 anos.

O diretor do SAAE reconhece que a autarquia adotou medidas antipopulares para conter o desperdício e fala sobre a necessidade urgente de cada um repensar, rever conceitos e mudar atitudes em relação ao seu uso. “Isso, para que a cidade não enfrente situação parecida como a de outras tantas. Em pelo menos 140 cidades de Minas Gerais, segundo a Defesa Civil do Estado, foi decretada situação de emergência em função das falta de chuvas”, alerta.

Em Manhumirim, os reservatórios Cantamissa, Madre Beatriz e do Bairro Nossa Senhora da Penha estão sendo controlados. A prefeitura adotou manobras e assim cada parte da cidade é abastecida em determinados horários. “Todos os moradores devem economizar. A ação de cada um é que irá nos ajudar a enfrentar esse período difícil”, completa Betão.

A Prefeita Darci Braga também comentou o cenário de preocupação. “Estive na zona rural e também vi fazendas sofrendo com a falta d´agua. Realmente é uma das maiores estiagens que já tivemos. Peço a compreensão de todos, mas é algo que foge ao nosso controle. É preciso economizar”.

Segundo a prefeita, a prefeitura está acompanhando a situação das nascentes e pontos de captação. Ela garantiu que estão tomando as medidas necessárias e admitiu que pode decretar estado de emergência se o quadro se agravar mais.

Assessoria de Imprensa - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.