Portal Caparaó - Mosit tem recorde de público em Simonésia
Entretenimento

Mosit tem recorde de público em Simonésia

16/09/2014 - Atualizado em 16/09/2014 16h13

SIMONÉSIA (MG) - Foi realizado com grande sucesso, em Simonésia, a IV Mostra Simonesiense de Trabalhos Científicos - MOSIT.

O evento que começou em 2011 e, desde então, é organizado pelo Instituto Pagus, uma ONG criada em 2008 por cidadãos de Simonésia, em sua maioria professores da rede pública, teve o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Prefeitura Municipal de Simonésia e da Fundação Oswaldo Cruz/Projeto Ciência Móvel. Além de parceiros, como as escolas da rede estadual, municipal, e privadas, a Policia Militar de MG, Policia Civil, Policia de Meio Ambiente, o Salão requinte, a Superintendência de ensino de Manhuaçu e o Comércio local.

A MOSIT tem como proposta apresentar ao público trabalhos científicos em banners e inventos, com resumos sobre temas diversos, como meio ambiente, tecnologias socioambientais, ciências biológicas, da terra e humanas, entre outros.

A abertura do evento se deu na noite de quarta feira, 03/09, e teve a hibridação entre a música erudita e popular, com a presença do Grupo Musical Oxente Uai de Belo Horizonte, que fez uma belíssima apresentação, para o grupo formado por monitores, professores, diretores, patrocinadores e todos que iriam trabalhar durante os dois dias de Mostra Científica.

Reunindo cerca de 50 estandes com trabalhos científicos, a população também teve acesso ao Caminhão de Ciência da Fundação Oswaldo Cruz, com atividades interativas, gratuitas, que divertiu e promoveu a divulgação da ciência, da tecnologia e da saúde. Outro ponto alto da programação, foi a Oficina Dinossauros, coordenada pelos Professores Vicente Vasconcelos e Jane Vasconcelos, que através de uma temática instigante trabalhou várias habilidades e competências junto aos visitantes.

O Diretor Administrativo do Instituto disse “Superamos todas as edições deste evento e isso nos deixa muito felizes, na certeza de que estamos no caminho certo, para uma educação cada vez melhor” destacou Claudio Fully.

Para prefeita Marinalva, o executivo municipal não tem medido esforços para apoiar o evento que hoje se tornou de grande importância para a região. “Mais uma vez apoiamos a MOSIT, porque entendemos que ela é de fundamental importância para o setor da educação. Visitei a Mostra e fiquei impressionada com a desenvoltura dos alunos em explicar cada trabalho apresentado. Nosso objetivo, sempre será apoiar e incentivar, porque é um trabalho muito bonito e importante para os nossos alunos e para Simonésia como um todo” destacou a prefeita Marinalva Ferreira.

Para o Diretor Executivo do Instituto PAGUS, Professor Celso Baeta, a participação das famílias valoriza de mais o evento “Gostaria neste momento de agradecer as famílias de Simonésia, que visitaram os stands, aos alunos, monitores, professores, diretores, ao comércio local, a prefeitura de Simonésia, ao CNPQ e a todos que participaram ativamente desse evento, pois os alunos se sentiram valorizados, é bom para sua autoestima e isso faz com que eles possam continuar estudando cada vez mais, muito obrigado”, finalizou Baeta.

A população ainda participou de Exposições interativas sobre Física, Química e Biologia; Carreta com filmes, Exposição sobre Darwin, Planetário, Jogos e brincadeiras educativas, Oficinas de educação ambiental - répteis, bicho pau, cartão ecológico, água, energia; Oficina de robótica e show.

Os trabalhos melhor classificados foram:
CLASSIFICAÇÃO GERAL - MOSIT – 2014

ENSINO MÉDIO                PONTOS

1º    O VENENO DO “CIGARRO”    1º B    JOSEMAR ALVES CURY    E. E. PADRE MIGUEL    40 pts
1º    DESCONTAMINAÇÃO DA ÁGUA    2º A    JOSEMAR ALVES CURY    E. E. PADRE MIGUEL    40 pts
3º    O USO DA ÁGUA EM SIMONÉSIA: AVALIAÇÕES PERSPECTIVAS    2º B    ANTÔNIO CARLOS CLEMENTE JÚNIOR    E. E. PADRE MIGUEL    39 pts

ENSINO FUNDAMENTAL                
1º    BOMBA CARNEIRO HIDRÁULICO DE PVC E GARRAFA PET    9º A    FÁBIO BENTO DOS SANTOS    E. E. JOÃO AUGUSTO DE CARVALHO    39,5 pts.
2º    MANDIOCA    ENS. FUND.    KÁTIA ALVES DE ABREU MATEUS E KÁTIA REGINA MOREIRA    E. E. DO POVOADO DE SÃO VICENTE    39 pts.
2º    TRATAMENTO DE EFLUENTE DOMÉSTICO UTILIZANDO O SISTEMA ALAGADO CONSTRUÍDO    9º B    DOUGLAS BERTOLACE NUNES    E. M. MONTEIRO LOBATO    39 pts.

Estes trabalhos deverão representar a MOSIT/SIMONÉSIA na mostra da UFMG Jovem e na FECATEC – Feira de Tecnologias Socioambientais, em Belo Horizonte, no Campus da Universidade Federal de Minas Gerais.

Divino Augusto – giro21.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.