Portal Caparaó - Simulação de acidente encerra semana do trânsito
Geral

Simulação de acidente encerra semana do trânsito

26/09/2014

MANHUAÇU (MG) - Uma simulação de acidente no bairro Coqueiro com participação de ambulância, funerária, polícia e tudo mais encerrou a programação da Semana Nacional do Trânsito em Manhuaçu, na noite desta quinta-feira, 25/09. O tema deste ano é “Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre” e tem como objetivo conscientizar os motoristas a proteger e respeitar os pedestres.

Em Manhuaçu, a Polícia Militar em parceria com o COMSEP e entidades de classe, atravé do Grupamento de Trânsito Urbano, promoveu diversas atividades desde o dia 18, como palestras nas escolas, blitizen educativas, planfletagem e abordagens a pedestres e motoristas, com o objetivo de orientar e passar dicas de segurança de trânsito.

De acordo com o Sargento Macmiller, comandante do Grupamento de Trânsito na cidade, “a campanha quer reforçar a necessidade do respeito à faixa, os perigos do uso do celular e do fone de ouvido, o cuidado com o idoso que precisa de mais tempo para atravessar a rua e também reforçar que pedestres precisam redobrar a atenção em locais com pouca visibilidade”, completa.

Ainda segundo o militar, o foco da campanha nas escolas foi voltado para crianças de 8 a 10 anos. “Nessa faixa etária, elas absorvem as informações com mais facilidade e são multiplicadoras de ideias e fiscais dos adultos. Na presença de um adulto, são as primeiras a chamar a atenção quando este comente uma infração de trânsito”, argumenta o Sargento Macmiller.

A simulação de acidente foi no bairro Coqueiro, no horário do intervalo das faculdades, como forma de chamar a atenção e causar impacto no público jovem. A representação teve participação do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Motoclubes, Plano Social Familiar Em Vida, Polícia Civil e autoescolas.

TEMA

O tema deste ano é “Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”. Em Manhuaçu, onde a campanha da faixa de pedestre tem sido uma referência, o tema veio ao encontro da reflexão proposta nos últimos meses. O pedestre é o mais frágil e tem preferência, contudo não pode avançar na faixa na frente dos carros.

A Semana Nacional do Trânsito é comemorada todos os anos e tem a finalidade de conscientizar a sociedade para valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a "valorização da vida" focando o desenvolvimento de posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, respeitadas as normas de circulação, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela vida dos pedestres. No trânsito, o pedestre é a parte mais frágil e, por isso, tem a preferência. Respeitá-lo é mais que uma gentileza: é um dever.

Carlos Henrique Cruz / Jailton Pereira - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.