Portal Caparaó - Tenente-coronel Sérvio assume o comando do 11º BPM
Segurança

Tenente-coronel Sérvio assume o comando do 11º BPM

28/09/2014 - Atualizado em 28/09/2014 10h28

Coronel Santiago descerra foto na galeria de ex-comandantes

Memorial que conta a história do 11º BPM foi inaugurado

O Chefe do Estado Maior Coronel Brito empossou o Tenente-coronel Sérvio no comando do 11º BPM

O irmão Cornélio Salazar falou em nome família para o novo comandante Tenente-coronel Sérvio

 

MANHUAÇU (MG) - O Tenente-Coronel Sérvio Túlio Mariano Salazar é o novo comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar. A cerimônia de transmissão do comando foi realizada na noite desta sexta-feira, 26/09. O Coronel Wanderson Santiago Barbosa foi homenageado ao deixar o cargo durante solenidade que contou com representantes de diversos segmentos da sociedade de Manhuaçu e dos 23 municípios da região.

Dividida em três etapas, a cerimônia foi iniciada com a presença do Chefe do Estado Maior da Polícia Militar, Coronel Divino Brito, e do Comandante da 12ª Região da Polícia Militar, Coronel Jordão Bueno. Eles participaram ao lado do Coronel Santiago e de sua esposa Eliane do descerramento de sua fotografia na galeria de ex-comandantes.

Em seguida, o presidente da Câmara de Manhuaçu Maurício Júnior entregou homenagem do Poder Legislativo. O prefeito Nailton Heringer, o representante do Rotary Clube Francisco Everardo, o Instituto Caminhar e o Centro Educacional Caminhando com o Saber também destacaram o agradecimento ao ex-comandante e entregaram placas de reconhecimento.

A segunda parte da cerimônia foi a inauguração do Memorial do 11º BPM. O espaço conta a história de 51 anos da unidade e reúne fotografias e documentos desde a fundação do batalhão.

PASSAGEM DE COMANDO

Bastante prestigiada, a passagem do comando foi realizada no pátio do 11º BPM. O Coronel Wanderson Santiago Barbosa recebeu ainda uma Menção Elogiosa do Comando Geral da PMMG.

O ex-comandante dirigiu o 11º BPM entre fevereiro de 2013 e setembro de 2014. Nesse período, foi o idealizador das atividades dos 50 anos do batalhão, promoveu reuniões com apresentação de resultados e metas nas 24 cidades de sua responsabilidade; implantou o programa Guardiões de Defesa Social (GDS); atuou na ampliação dos convênios de Manhuaçu e Manhumirim com a PMMG e construiu o estande de tiro do 11º BPM, além de viabilizar parcerias com municípios que garantiram melhorias nas sedes de frações, no canil e na sede 273ª Companhia Tático Móvel, bem como a aquisição de quatro motos e seis viaturas.

Em seu discurso, em tom de despedida e avaliação, o Coronel Santiago lembrou sua trajetória de 30 anos na Polícia Militar. Agradeceu os familiares, citou o incentivo e apoio dos Coronéis Ubiraci Ribeiro e Geraldo Henrique em seu trabalho no 11º BPM e destacou a alegria e referência de pessoa e profissional que o Coronel Brito (chefe do Estado Maior da PM) foi para sua trajetória.

NOVO COMANDANTE

A posse do novo comandante Tenente-coronel Sérvio Túlio Mariano Salazar foi marcada por emoção. Ao lado da esposa Adriana, dos filhos e familiares, o oficial recebeu o comando do batalhão que faz parte de sua história de vida.

Natural de Manhuaçu, o Tenente-coronel Sérvio é filho do Sargento Cornélio Martins Salazar que atuou durante 30 anos no batalhão. Em seu discurso, o novo comandante lembrou que o 11º era a extensão de sua casa: “Passei grande parte de minha infância e juventude na cidade de Manhuaçu e, como filho de militar, sempre frequentei as dependências deste batalhão. Aqui era meu principal referencial de lazer. Quantas vezes, da quadra ou do alambrado da piscina, pude observar o pátio principal, onde ocorriam as aulas dos recrutas. Lembro-me do então 3º Sargento Gualberto, hoje Major da reserva, que se impunha pela sua postura e seriedade diante dos futuros profissionais de segurança pública. Recordo-me também do cirurgião dentista Capitão Jairo auxiliado pelo Cabo Emerson, quando aqui buscávamos atendimento à saúde. Fui aluno do Colégio Tiradentes, de onde sai aos 17 anos para ingressar no Curso de Oficiais da PMMG”, destacou.

A emoção tomou conta de todos em outro momento especial da noite. O irmão do comandante, Cornélio Júnior, também lembrou a história da família e do orgulho que o pai deles sentiria ao ver o filho no comando do 11º BPM.

O Tenente-coronel Sérvio tem sua carreira militar construída no batalhão de Manhuaçu. Em 1994, começou como aspirante e exerceu diversas funções até o ano de 2009 quando foi transferido para a sede da 12ª Região da Polícia Militar, em Ipatinga. Em 2010, foi comandante da 178ª Companhia Especial de Coronel Fabriciano. De 2011 a 2013, voltou a Manhuaçu e foi subcomandante do 11º BPM. Em Janeiro deste ano, assumiu o comando da recém criada Companhia de Missões Especiais, em Ipatinga.

Em seu discurso de posse, o novo comandante pediu o apoio dos militares, dos órgãos que integram o sistema de Defesa Social, dos municípios das 24 cidades da área do batalhão e, por fim, a participação da sociedade. “Esgotaremos toda nossa capacidade de resposta no enfrentamento à criminalidade. Vivemos hoje a pandemia das drogas, que fomentam uma série de outros crimes graves. Portanto, exige-se uma atenção especial a esta modalidade criminosa. Também merecerá nossa ação o combate à posse e porte ilegal de armas, crimes violentos contra o patrimônio e à pessoa, que somente poderão ser reduzidos e eficientemente combatidos com a participação ativa da comunidade. (…) Necessitaremos unir esforços para o enfrentamento dos principais problemas relacionados á segurança pública”, declarou o Tenente-coronel Sérvio.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.