Portal Caparaó - Abacate e cerveja na pauta a Aciam
Economia

Abacate e cerveja na pauta a Aciam

07/10/2014 - Atualizado em 07/10/2014 09h09

Allyson Guiduce falou da churrascaria La Brasa

Marcelo (Buona Távola) e José Antônio (Cerveja Manhuassu) falaram da parceria

MANHUAÇU (MG) - A produção de abacates foi um dos temas principais da reunião promovida pela Associação Comercial de Manhuaçu (ACIAM) durante a manhã de quinta-feira, 02/10. Além desse assunto, o encontro abordou a produção de cerveja artesanal no município e a abertura de uma churrascaria, além das mudanças na legislação sobre o Super Simples.

Promovida pelo Presidente André Farrath, a reunião da ACIAM discutiu a produção de abacates no município de Manhuaçu e nas cidades vizinhas, como Luisburgo e Simonésia. O dirigente conta que o tema desponta como fonte de renda viável: “Nós despertamos para o fato de que estão sendo registrados furtos de produção de abacate. Somente em Manhuaçuzinho, ladrões levaram sete toneladas da fruta. Fizemos um levantamento e Manhuaçu aparece como o 18º no Estado em produção de abacate. Convidamos diversos segmentos ligados ao agronegócios para pensarmos nessa cultura”, afirma.

O subsecretário de estado do Agronegócio, Toninho Gama, participou da reunião e apresentou dados do Governo do Estado sobre a produção de abacate em Minas Gerais, além de políticas de incentivo ao setor.

“Os pomares de abacate estão espalhados praticamente por todo o território mineiro, numa área de 2,4 mil hectares, mas o grande pólo é o Alto Paranaíba, com uma produção de cerca de 23 mil toneladas em 1,5 mil hectares de plantio, aproximadamente. A maior oferta de abacate no Estado é na base da monocultura, mas existe também a experiência do cultivo consorciado”, destacou.

O Gerente da Emater-MG Rômulo Mathosinho e o coordenador Paulo Roberto também apresentaram informações sobre o cultivo de abacate. Em Manhuaçu, Simonésia e Luisburgo há produção significativa.

A ideia é promover um encontro que amplie as opções da fruticultura com destaque na produção de abacates.

VANTAGENS

O advogado e produtor rural Sebastião Onofre Carvalho conta que produz abacate em sua propriedade em São Sebastião do Sacramento e comercializa há alguns anos com bons resultados.

Sebastião Onofre contou que o plantio do abacate com o de café dá bons resultados. O sistema ganha força porque representa alternativa de receita e atende às recomendações para a preservação ambiental. O abacate complementa a renda obtida com o café.

Uma das grandes vantagens do cultivo do abacate em consórcio com o café é que as grandes árvores representam boa proteção e também os bons resultados na parte de preservação ambiental. “

O cultivo do abacate isoladamente também é lucrativo com produção direcionada para os mercados de São Paulo e de Belo Horizonte. Existe potencial também para trabalhar com a indústria de cosméticos.

CERVEJA

Lançada na semana passada, na comemoração dos 30 anos do Restaurante Buona Távola, a Cerveja Artesanal Manhuassu foi um dos temas da reunião. O empresário Marcelo Mares Espósito (Buona Távola) e o cervejeiro José Antônio da Rocha, apaixonado pela arte de produção de cervejas artesanais, participaram da reunião.

A iniciativa foi destaque pela valorização da cidade e da cultura da cerveja artesanal.

“Manhuaçu tem a produção de cerveja artesanal pelo José Antônio e outros apaixonados em promover, fomentar e valorizar a cultura cervejeira. Essa iniciativa de lançar uma marca com o nome da cidade tem que ser reconhecida, por isso convidamos os dois para a reunião”, destacou André Farrath.

José Antônio explicou que a cerveja é diferenciada por ser artesanal e “portanto, não é pasteurizada e filtrada, tem um sabor realmente diferenciado”. Ele também explicou que a ideia vinha sendo amadurecida e encontrou no Marcelo Mares Espósito a parceria para lançar a marca “Manhuassu”, com a grafia antiga do nome do município.

Marcelo explicou que o lançamento superou as expectativas. “Fizemos um lançamento e toda a produção esgotou. A cerveja é única e isso foi um atrativo muito interessante. Estamos preparando outro lote, já que a produção artesanal demanda um pouco de tempo. Realmente a aceitação foi ótima”, pontuou.

Ainda no campo da gastronomia, o empresário Allyson Guiduce Bastos falou do novo empreendimento que está sendo construído no Bairro Bom Pastor. Ele explicou que em cerca de sessenta dias a churrascaria La Brasa estará pronta e marcará um novo momento no mercado de Manhuaçu.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.